CNCiber cria GT para proposta sobre regulador de cibersegurança

Foto: GSI

Na sua primeira reunião, que aconteceu nesta quarta-feira, 20, o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), deliberou a criação de um grupo de trabalho que vai se debruçar sobre a proposta de criação de órgão de governança da Cibersegurança Nacional, responsável por sua regulação, fiscalização e controle.

Na ocasião, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Marcos Antonio Amaro dos Santos, que abriu os trabalhos da reunião do CNCiber, disse que o órgão que está sendo pensado deve ter capacidade de lidar com a evolução de tecnologias emergentes e disruptivas, como a inteligência artificial. A ideia é que o grupo de trabalho entregue seus estudos dentro do prazo de seis meses, que podem ser prorrogáveis.

Para Luca Belli, professor da FGV Direito Rio, Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e membro do CNCiber, esta é a chance do Brasil criar uma estratégia de cibersegurança, a partir das contribuições de diversos atores. E isso pode ser refletir também na estrutura de governança, cuja proposta está para ser elaborada pelo GT.

Notícias relacionadas

"Foi importante criar o Comitê, porque é um espaço multissetorial que permite destacar as necessidades e implicações de cibersegurança no Brasil. Hoje, o País não tem uma estratégia de cibersegurança. Então, é urgente criar uma, assim com um órgão de governança de maneira inteligente", disse o pesquisador.

Além deste GT, foram criados mais dois. Um discutirá as medidas destinadas a aprimorar nossa Estratégia Nacional de Cibersegurança, a e-Ciber, de 2020. Segundo o ministro do GSI, "a primeira geração da nossa estratégia careceu de uma política que a orientasse, estando já desalinhada com estratégias de outros países, que privilegiam aspectos mais operacionais e incluem indicadores adequados ao acompanhamento da evolução de cada país nessa temática". Este grupo deve concluir seus trabalhos também em seis meses, com possibilidade de prorrogação.

E um terceiro, que se debruçará sobre coordenar as manifestações brasileiras nos diferentes organismos internacionais sobre cibersegurança, buscando consolidar uma posição coerente e consistente do País. Tal consolidação deverá ser concluída pelo grupo em quatro meses, também com possibilidade de prorrogação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!