AST SpaceMobile anuncia primeira chamada 5G usando satélite

Foto: Reprodução/AST SpaceMobile

Pouco menos de cinco meses após anunciar a primeira chamada de voz por satélite usando um smartphone comum, a AST SpaceMobile agora diz ter alcançado outro feito: a primeira ligação 5G baseada no espaço usando um smartphone comum.

De acordo com a operadora de satélite, o experimento foi realizado no último dia 8 de setembro. O dispositivo utilizado foi um Samsung Galaxy S22 convencional, sem modificações. A ligação foi feita numa zona considerada morta em conectividade no Havaí (Estados Unidos) para um funcionário da operadora Vodafone na cidade de Madri, Espanha.

Para isso, foi utilizado o conjunto de espectro da AT&T e o satélite de teste BlueWalker 3 da AST – equipamento que operam em baixa órbita terrestre (LEO).

Notícias relacionadas

No vídeo de demonstração da tecnologia, é possível observar que a chamada de voz foi feita utilizando o aplicativo WhatsApp. Em teste separado, a companhia disse ter alcançado 14 Mbps de velocidade de download – taxa de transferência maior em comparação com experimentos anteriores. Além da AT&T e Vodafone, a AST contou com parceria da Nokia no projeto.

No primeiro trimestre de 2024, a AST SpaceMobile pretende lançar cinco satélites comerciais BlueBird. Os modelos estão em processo de construção e testes nas instalações da companhia em Midland, no estado norte-americano do Texas.

Objetivos

Sobre a chamada 5G, a CEO da Vodafone Margherita Della Valle classificou o acontecimento como um passo importante para preencher  "a lacuna de utilização móvel para milhões de pessoas em toda a Europa e África". O grupo Vodafone é um dos principais investidores da operadora de satélites (que também tem a American Tower no grupo de apoiadores). A companhia pretende utilizar a infraestrutura da AST como parte de um plano para expansão da conectividade.

Já o chefe da rede AT&T, Chris Sambar, acrescentou: "Essas inovações pioneiras não seriam possíveis sem a colaboração de todo o ecossistema. Estamos todos trabalhando juntos para alcançar a visão compartilhada de conectividade baseada no espaço para consumidores e empresas em todo o mundo."

Veja o vídeo do experimento

Evento

Nos dias 26 a 28 de setembro acontece no Rio de Janeiro o Congresso Latinoamericano de Satélites, organizado pela TELETIME e pela Glasberg Comunicações. O evento discutirá as novas tecnologias, competidores e o horizonte de conectividade direta entre satélites e dispositivos móveis. Mais informações sobre o evento em www.satelitesbrasil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!