AST SpaceMobile completa chamada de voz por satélite direto a um smartphone comum

Satélite BlueWalker 3, da AST SpaceMobile. Foto: Divulgação

A fornecedora de banda larga satelital diretamente para smartphones AST SpaceMobile informou nesta semana ter conseguido com sucesso realizar chamadas de voz utilizando telefones celulares comuns com o satélite BlueWalker 3. Segundo a empresa norte-americana, trata-se da primeira vez que essa comunicação de mão dupla por voz foi conseguida por meio de conexão satelital e com smartphones comuns – no caso, foi utilizado um Galaxy S22 da Samsung,

A ligação foi feita a partir do Texas, nos Estados Unidos, usando espectro da operadora AT&T, até a rede da Rakuten Mobile no Japão. Os testes iniciais validaram o sistema e arquitetura da AST, que reitera que os smartphones não eram modificados para receber o sinal satelital. Isso foi possível porque o satélite BlueWalker 3 está em órbita baixa (LEO), apesar de ser considerado de grande porte. 

A empresa afirma que "é um passo importante para prover banda larga celular 2G, 3G, 4G LTE e 5G globalmente baseada no espaço". Engenheiros da Vodafone e Rakuten, ambas investidoras na AST SpaceMobile, além da AT&T participaram da preparação e teste das primeiras chamadas com o BW3. 

Notícias relacionadas

Também foram conduzidos testes bem sucedidos de compatibilidade com diversos modelos de smartphones, nos quais houve troca do módulo de identificação de assinante (SIM) e a informações da rede direto para o satélite, o que a companhia considera "crucial" para entregar a conectividade. "Testes adicionais e medições da força do sinal de uplink e downlink do smartphone confirmam a habilidade de utilizar velocidades de banda larga móvel e formato de ondas 4G LTE/5G."

A AST SpaceMobile já tem contrato com TIM Brasil para oferecer a conectividade e voz por 4G diretamente aos smartphones dos usuários. O acordo, anunciado em janeiro deste ano, prevê testes técnicos nas regiões Norte e Nordeste ainda neste semestre. A norte-americana tem ainda parceria com a Nokia até para oferecer conexão na Lua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!