Justiça paulista mantém liminar que impede o bloqueio de Internet após fim da franquia

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) negou o recurso das operadoras mantendo o conteúdo da liminar concedida ao Procon-SP, impedindo o bloqueio do acesso à Internet. Em seu despacho, o desembargador Gomes Varjão analisou que a interrupção do serviço de navegação na Internet, depois de esgotada a franquia estabelecida contratualmente, surpreendeu milhões de consumidores. A multa diária pelo descumprimento é de R$ 25 mil para cada operadora.

Notícias relacionadas
De acordo com o despacho, apesar de a interrupção basear-se em resolução da Anatel, pelos documentos constantes nos autos, não ficou claro que no momento da celebração dos contratos o consumidor tenha sido informado que a forma de acesso à Internet seria provisória e de caráter promocional, e que poderia ser modificada durante a execução do contrato, como aconteceu.

Para o desembargador, é de se considerar que a manutenção da liminar concedida na origem mantém situação que já vinha ocorrendo, ao passo que a concessão do efeito suspensivo, a essa altura, pode resultar no bloqueio de acesso a serviço de relevância para os consumidores.

A ação, movida pelo Procon-SP, foi motivada pela modificação unilateral que as operadoras Claro, TIM, Oi e Vivo fizeram em seus contratos de telefonia com Internet ilimitada. Antes, o serviço de acesso à rede era apenas reduzido após a utilização da franquia e passou a ser cortado.

A decisão vale apenas para o Estado de São Paulo.

Rio

Já o juiz Nagib Slaibi, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), cassou a liminar concedida ao Procon do Estado, que impedia as operadoras móveis de bloquear o acesso à Internet após o esgotamento da franquia de dados dos atuais planos de serviço. O órgão de defesa do consumidor entrou com ação civil pública no TJ-RJ contra a prática. A Claro entrou com recurso contra a liminar.

De acordo com o juiz, não há razão para suspender o bloqueio. "Os serviços prestados pela ora agravante, e as demais interessadas nesta demanda, poderiam ser por ela suspensos se decorrido o prazo da prévia notificação exigida por normas da Anatel", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!