KDDI conquista 324 mil clientes em um mês com portabilidade

A operadora móvel japonesa KDDI conquistou 324,9 mil assinantes só em novembro – seis vezes a mais que outras duas concorrentes ganharam no mesmo período -, desde que a portabilidade numérica (troca de operadora mantendo o mesmo número de telefone) foi regulamentada no país. A informação é do CDMA Development Group (CDG), associação responsável pela promoção da tecnologia CDMA2000.
A KDDI registrava 302 milhões de usuários ao final do terceiro trimestre do ano, dos quais 25 milhões eram CDMA2000, ou de terceira geração. Enquanto a portabilidade movimenta o mercado japonês, no Brasil a decisão sobre o regulamento do serviço tanto para operadoras fixas quanto móveis está atrasada em relação ao cronograma inicialmente proposto pela própria Anatel.
No final de novembro, o conselheiro presidente da Anatel, Plínio de Aguiar Júnior, lamentou o atraso diante da dificuldade em terminar a análise das mais de mil contribuições feitas durante a consulta pública para regulamentar a portabilidade. Com isso, o cronograma original sofrerá um atraso de dois a três meses, na melhor das hipóteses. No começo desta semana, o presidente da Acel – entidade que representa as teles móveis -, Ércio Zilli, voltou a considerar que para as empresas do serviço móvel a introdução da portabilidade significará praticamente apenas mais uma mudança na regulamentação sem efeito concreto para a competição.

Notícias relacionadas
Na visão de Zilli, o setor já é suficientemente competitivo e a possibilidade de mudança de operadora carregando o número do celular representa um acréscimo muito pequeno: ?Tanta gente já mudou de operadora e trocou seu número que acredito que os que não mudaram para manter o número devem ser pouquíssimos?. Por esta razão, Zilli lembrou que no Japão os custos que envolveram a mudança (em torno de R$ 2,5 bilhões) foram para uma base equivalente à brasileira, o que, em sua opinião, não compensaria as vantagens que o usuário terá. Mas é bom lembrar que Zilli está falando em nome das operadoras e para preservar seus investimentos e que o número de clientes no Brasil é de quase 100 milhões, muito menor que no Japão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!