63% das empresas no Brasil têm planos para metaverso, diz Nokia

Foto: Divulgação/ABDI

O conceito de metaverso é uma das apostas de futuro para o setor industrial. No cenário brasileiro, 63% das empresas têm planos de uso do recurso e já contam com, ao menos, um caso de uso real implementado. As conclusões foram obtidas a partir de um estudo realizado pela Nokia em conjunto com a consultoria EY.

"Do ponto de vista de adoção, o Brasil tem posição de destaque comparado com outras nações desenvolvidas", avaliou Wilson  Cardoso, diretor de tecnologia para a América Latina da Nokia.

A taxa brasileira de intenção de utilização observada no estudo foi significativamente maior do que o desempenho médio global. Em todo o mundo, 58% dos entrevistados disseram que estão em fase de implantação ou que já realizam pilotos de teste com metaverso. Desses, todos têm pelo menos um caso de uso da tecnologia.

Notícias relacionadas

Mesmo aquelas empresas que ainda não aplicaram o conceito em suas instalações demonstraram interesse pela tecnologia. Isso porque, dos 42% dos entrevistados que ainda não dispõem de casos de uso nem tentativas de implantação em nível global, 94% desejam usar o metaverso ou soluções similares nos próximos dois anos.

De acordo com o estudo, as empresas também convergem em torno de tecnologias habilitadoras. As principais delas são computação em nuvem (72%), inteligência artificial (IA), machine learning (70%) e redes privativas sem fio 5G (70%).

A pesquisa foi feita entre março e abril de 2023 e divulgada pela Nokia nesta terça-feira,19, num evento reservado à imprensa. Ao todo, foram ouvidos 860 líderes de corporações espalhadas na Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Reino Unido, dos seguintes setores: automotivo, manufatura, transporte e logística, setor energético; e serviços de utilidade pública.

Conclusões do estudo e desafios

O estudo também traz conclusões sobre reduções de capex (ou despesas de capital) e opex (capital utilizado para manutenção da operação). Elas se mostraram muito mais favoráveis do que os planos iniciais para a adoção do metaverso industrial, segundo o relatório. Além disso, a pesquisa indicou a existência de mais de 20 casos de uso, que variam a depender da indústria. 

Outra conclusão foi que 59% das empresas que implantaram casos de uso do metaverso enfrentaram desafios. O principal foi a falta de experiência (45%), seguida por dificuldades técnicas (37%). Já valores acima do orçamento e relutância dos empregadores em adotar a tecnologia foram mencionados por 31% dos entrevistados. 

"Claro que toda nova tecnologia apresenta alguns desafios para sua implementação […] Um dos pontos essenciais é que tenhamos pessoas treinadas para lidar com essa tecnologia. Eu posso ter ótimos especialistas em redes 5G, mas o que essas pessoas entendem de sensores?", exemplificou Wilson Cardoso. Apesar disso, o diretor afirmou que a Nokia vê como possível mitigar esses desafios por meio de trabalhos conjuntos que tenham como objetivo a criação de ecossistemas locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!