Governos do Brasil e da Áustria assinam acordo de cooperação científica e tecnológica

Ministro Marcos Pontes e ministra da Educação, Ciência e Cultura da Áustria, Iris Eliisa Rauskala. (Foto: Divulgação)

Os governos do Brasil e da Áustria assinaram nesta quarta, 19, um acordo de cooperação científica e tecnológica. O documento foi assinado em cerimônia em Viena pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; e pela ministra da Educação, Ciência e Cultura da Áustria, Iris Eliisa Rauskala. O MCTIC diz que o objetivo é promover a colaboração entre os dois países, prevendo o incentivo e apoio ao desenvolvimento de atividades em ciência e tecnologia entre as instituições governamentais e de ensino superior, além de centros nacionais de pesquisa. 

O documento não foi disponibilizado, mas a assessoria de imprensa do MCTIC afirma que uma das metas é "estabelecer um arcabouço para a cooperação em pesquisa, que irá ampliar e fortalecer a condução de atividades em áreas de interesse comum, assim como encorajar a aplicação dos resultados dessa cooperação para seus benefícios econômico e social". Não foram divulgadas contrapartidas ou cronogramas. 

Entre os objetivos do governo brasileiro estão parcerias com a Áustria em aplicações de cidades inteligentes. Para tanto, Pontes promete visitar o projeto de bairro inteligente em Seestadt Aspern, em Viena. A agenda do ministro inclui ainda encontros com representantes de organismos internacionais, visita à incubadora de startups WeXelerate e participação na inauguração de um laboratório de energia nuclear.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!