Mesmo sem a definição do governo brasileiro sobre a possibilidade das teles operarem em IPTV, a fornecedora chinesa de equipamentos para telecomunicações Huawei, anunciou nesta quarta-feira, 19, o lançamento de um equipamento DSLAM (Digital Subscriber Line Access Multiplexer) que permite às operadoras oferecerem vídeos pelo protocolo IP e outros serviços simultaneamente.
O DSLAM é um equipamento de rede que faz a conexão entre o modem do cliente e a rede de dados do respectivo provedor de internet. Segundo João Pedro Flecha de Lima, vice-presidente da companhia para o Brasil, o lançamento da Huawei ainda não foi vendido, mas está sendo testado por três operadoras brasileiras. Além do novo produto, a empresa também comemora a marca de um milhão de portas DSLAM instaladas no País.
Flecha de Lima, disse discordar de alguns analistas que acham que o mercado de banda larga está se estagnando. ?Acho que o mercado vai continuar crescendo na proporção dos últimos anos, 30% ou 40%?, afirma. Sobre a tendência de queda dos preços das portas ADSL, Flecha de Lima, acredita que é resultado da democratização da banda larga. ?Mas como fornecedor, espero que os preços se estabilizem?.
No mundo, a Huawei tem 30% de market share em portas DSLAM e faturou em 2005, US$ 8,2 bilhões. O mercado brasileiro representa 5% do faturamento internacional da companhia (excluindo China), ou US$ 200 milhões. A empresa está no Brasil desde 1998 e até agora já investiu US$ 100 milhões no País.