Algar Telecom lucra R$ 141 milhões em 2012

O lucro líquido do grupo mineiro Algar sofreu uma redução de 2,3% em 2012, passando de R$ 144 milhões em 2011, para R$ 141 milhões. No entanto, os valores do exercício anterior estavam impactados positivamente por um efeito não recorrente no valor de R$ 17,1 milhões referente a tributos diferidos sobre créditos fiscais.

Notícias relacionadas
Segundo a empresa, excluindo este efeito o resultado de 2011 é de R$ 127,3 milhões, o que representa uma evolução de 10,8% no comparativo 2012 frente a 2011.

A receita líquida do período aumentou 7,7% neste período, chegando a R$ 1,8 bilhão, e a receita bruta teve um aumento ainda maior, de 8,4%, fechando 2012 em R$ 2,3 bilhões.

A área de telecomunicações, que representa 76% dos ganhos da empresa, teve receita bruta de R$ 1,7 bilhão, com crescimento de 6,7%; enquanto o segmento de tecnologia avançou 13,1%, para R$ 444 milhões.

Outros negócios do grupo somaram R$ 124 milhões, alta de 18,8%. Estes, por sua vez, englobam a área de engenharia de telecomunicações, que apresentou um crescimento de 29,1%. O de listas e guias telefônicos, por sua vez, evoluiu 3,7%.

A geração de caixa medida pelo EBITDA fechou o ano com alta de 10%, em R$ 452 milhões. Os custos e despesas operacionais, excluindo depreciação e amortização, aumentaram 6,9%, somando R$ 1,3 bilhão. De acordo com a companhia, esse aumento é resultado, sobretudo, de maiores custos de pessoal e serviços de terceiros, parcialmente compensados por uma queda nos custos de interconexão

Operacional

De acordo com a empresa, o número de acessos em banda larga cresceu 26% no período, atingindo a marca de 420 mil contratos. Na tecnologia 3G o número de clientes passou de 66 mil em 2011 para 93 mil em 2012, elevação de 65%.

O número de linhas fixa ativas na Algar Telecom era de pouco mais de 1 milhão de clientes, crescimento de 15,8% em relação ao ano anterior.

Na telefonia móvel o grupo tinha 674 mil linhas ativas no final do ano passado, evolução de 10,2% em comparação com o período anterior. O segmento pós-pago apresentou crescimento de 2,7%, passando de 205 mil clientes, em dezembro de 2011, para 211 mil em 2012. O pré-pago, por sua vez, apresentou crescimento de 13,9%, e totalizou 463 mil clientes. Ao final de 2012, a Algar Telecom tinha 31% dos seus clientes móveis alocados em planos pós-pagos e ARPU (receita média por usuário) de R$ 32,40. Ao todo, a empresa tem 2,276 mil unidades geradoras de receitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!