O lucro líquido do grupo mineiro Algar sofreu uma redução de 2,3% em 2012, passando de R$ 144 milhões em 2011, para R$ 141 milhões. No entanto, os valores do exercício anterior estavam impactados positivamente por um efeito não recorrente no valor de R$ 17,1 milhões referente a tributos diferidos sobre créditos fiscais.
Segundo a empresa, excluindo este efeito o resultado de 2011 é de R$ 127,3 milhões, o que representa uma evolução de 10,8% no comparativo 2012 frente a 2011.
A receita líquida do período aumentou 7,7% neste período, chegando a R$ 1,8 bilhão, e a receita bruta teve um aumento ainda maior, de 8,4%, fechando 2012 em R$ 2,3 bilhões.
A área de telecomunicações, que representa 76% dos ganhos da empresa, teve receita bruta de R$ 1,7 bilhão, com crescimento de 6,7%; enquanto o segmento de tecnologia avançou 13,1%, para R$ 444 milhões.
Outros negócios do grupo somaram R$ 124 milhões, alta de 18,8%. Estes, por sua vez, englobam a área de engenharia de telecomunicações, que apresentou um crescimento de 29,1%. O de listas e guias telefônicos, por sua vez, evoluiu 3,7%.
A geração de caixa medida pelo EBITDA fechou o ano com alta de 10%, em R$ 452 milhões. Os custos e despesas operacionais, excluindo depreciação e amortização, aumentaram 6,9%, somando R$ 1,3 bilhão. De acordo com a companhia, esse aumento é resultado, sobretudo, de maiores custos de pessoal e serviços de terceiros, parcialmente compensados por uma queda nos custos de interconexão
Operacional
De acordo com a empresa, o número de acessos em banda larga cresceu 26% no período, atingindo a marca de 420 mil contratos. Na tecnologia 3G o número de clientes passou de 66 mil em 2011 para 93 mil em 2012, elevação de 65%.
O número de linhas fixa ativas na Algar Telecom era de pouco mais de 1 milhão de clientes, crescimento de 15,8% em relação ao ano anterior.
Na telefonia móvel o grupo tinha 674 mil linhas ativas no final do ano passado, evolução de 10,2% em comparação com o período anterior. O segmento pós-pago apresentou crescimento de 2,7%, passando de 205 mil clientes, em dezembro de 2011, para 211 mil em 2012. O pré-pago, por sua vez, apresentou crescimento de 13,9%, e totalizou 463 mil clientes. Ao final de 2012, a Algar Telecom tinha 31% dos seus clientes móveis alocados em planos pós-pagos e ARPU (receita média por usuário) de R$ 32,40. Ao todo, a empresa tem 2,276 mil unidades geradoras de receitas.