América Latina terá 92 milhões de assinantes de fibra em 2027

Foto: Pixabay

Em 2027, a América Latina deve ter 134 milhões de assinantes de banda larga; e 69% deles (ou seja, 92 milhões) serão do tipo fiber to the home (FTTH). Os números são de estudo da SmC+ Digital Public Affairs encomendado pela Fiber Broadband Association (FBA).

Para efeito de comparação, em 2022 o número de pagantes pelo serviço na região era de 111 milhões segundo o relatório, sendo 57 milhões (51%) na fibra, contra 54 milhões (49%) de pagantes de outros tipos de tecnologia para conectividade banda larga.

Entre os países com maior crescimento, a pesquisa listou o Brasil, México, Colômbia e Argentina. Os números do relatório foram obtidos a partir da coleta de dados dos principais participantes e agências reguladoras em 18 países latino-americanos – conforme explicado pela SmC+ Digital.

Notícias relacionadas

A empresa também estima que existiam 114 milhões de casas passadas (HPs, na sigla em inglês) com fibra na América Latina até 2022. A cifra representaria aumento de 12,3 milhões de casas cobertas, na comparação com 2021.

Também há estimativa que o número tenha chegado em 122 milhões de HPs em 2023, com horizonte de 140 milhões de HPs com fibra em 2027.

Expressivo, mas desafiador

Segundo a SmC+ Digital, apesar do mercado de fibra na América Latina já se considerado expressivo, "a região ainda tem espaços-chave para a implantação de novos projetos de fibra óptica e atualizações de infraestrutura". 

Além da demanda crescente de tráfego, outros desafios foram apontados. Entre eles, dificuldades com parcerias público-privadas; gargalos no fornecimento; difícil cobertura em áreas rurais, que pode envolver custos elevados de implantação e menor recurso financeiro devido à baixa densidade populacional; e, por fim, vandalismo – um tema que suscita preocupações no Brasil devido ao aumento significativo no número de roubo e furto de cabos.

Também existem as preocupações relacionadas à sustentabilidade ambiental – ou seja, implantar e manter a infraestrutura de telecom de modo a minimizar os impactos no meio de instalação.

Além do estudo da FBA, a mesma SmC+ Digital Public Affairs recentemente projetou que o Brasil terá 170 mil sites de telecom em 2032.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!