Com 5G, teles brasileiras são destaque global em melhora de desempenho, diz Opensignal

Imagem: Freepik

A empresa de medição Opensignal divulgou um novo relatório sobre o panorama da experiência móvel global com o 5G. Os dados revelados mostram que as principais operadoras do Brasil (Vivo, TIM e Claro) ocupam as três primeiras posições do ranking mundial em termos de melhoria percentual ano a ano na velocidade média de download 5G.

O levantamento considerou operadoras presentes em mercados cujo tamanho geográfica é superior a 200 mil Km² (conjunto que a Opensignal chama de Grupo I). Os aumentos em velocidade nas ordens de 829%, 546,7% e 469,7%, foram registrados pela Vivo, TIM e Claro, respectivamente. Os dados são do relatório 5G Global Mobile Network Experience Awards 2023, referentes à diferença entre o primeiro semestre de 2022 e a primeira metade de 2023.

Velocidade de download 5G – Grupo I: categoria "Melhorou ano após ano". Imagem: Reprodução/Opensignal
Notícias relacionadas

Download no 5G

Quando se fala em velocidade de download na rede 5G, a Vivo ficou em terceiro lugar no grupo de países com pontuação de 409,1 Mbps, enquanto a TIM apareceu na quinta posição, com 351 Mbps. Já a Claro, ficou em nono lugar, com média de 300,8 Mbps.

Quem dominou o primeiro e segundo lugar do chamado "Grupo I" dos maiores países foi a sueca Telenor (421,7 Mbps), seguida pela operadora da Malásia Unifi (407,4 Mbps).

Disponibilidade do 5G

O Brasil também foi destaque nesse quesito. Isso porque os usuários TIM da Opensignal observaram o maior aumento na disponibilidade de 5G no Grupo I entre o primeiro semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023 – aumento de 559,8%, o maior do mundo entre as operadoras avaliadas no grupo. Já os usuários da Vivo tiveram o terceiro maior aumento no mesmo grupo: 222,7%.

Vídeos e jogos no 5G em baixa

"Os usuários Vivo da Opensignal viram a quarta maior melhoria percentual na experiência de jogos 5G no Grupo I – um aumento de 22,4%, tornando-o uma 5G Global Rising Star [nome do prêmio da companhia] para esta métrica", informou o relatório da empresa. Ainda assim, isso não foi suficiente para fazer alguma operadora brasileira aparecer no pódio das teles com a melhor experiência 5G do mundo em vídeo. Esse top três foi ocupado por operadoras suecas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!