A empresa de medição Opensignal divulgou um novo relatório sobre o panorama da experiência móvel global com o 5G. Os dados revelados mostram que as principais operadoras do Brasil (Vivo, TIM e Claro) ocupam as três primeiras posições do ranking mundial em termos de melhoria percentual ano a ano na velocidade média de download 5G.
O levantamento considerou operadoras presentes em mercados cujo tamanho geográfica é superior a 200 mil Km² (conjunto que a Opensignal chama de Grupo I). Os aumentos em velocidade nas ordens de 829%, 546,7% e 469,7%, foram registrados pela Vivo, TIM e Claro, respectivamente. Os dados são do relatório 5G Global Mobile Network Experience Awards 2023, referentes à diferença entre o primeiro semestre de 2022 e a primeira metade de 2023.
Download no 5G
Quando se fala em velocidade de download na rede 5G, a Vivo ficou em terceiro lugar no grupo de países com pontuação de 409,1 Mbps, enquanto a TIM apareceu na quinta posição, com 351 Mbps. Já a Claro, ficou em nono lugar, com média de 300,8 Mbps.
Quem dominou o primeiro e segundo lugar do chamado "Grupo I" dos maiores países foi a sueca Telenor (421,7 Mbps), seguida pela operadora da Malásia Unifi (407,4 Mbps).
Disponibilidade do 5G
O Brasil também foi destaque nesse quesito. Isso porque os usuários TIM da Opensignal observaram o maior aumento na disponibilidade de 5G no Grupo I entre o primeiro semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023 – aumento de 559,8%, o maior do mundo entre as operadoras avaliadas no grupo. Já os usuários da Vivo tiveram o terceiro maior aumento no mesmo grupo: 222,7%.
Vídeos e jogos no 5G em baixa
"Os usuários Vivo da Opensignal viram a quarta maior melhoria percentual na experiência de jogos 5G no Grupo I – um aumento de 22,4%, tornando-o uma 5G Global Rising Star [nome do prêmio da companhia] para esta métrica", informou o relatório da empresa. Ainda assim, isso não foi suficiente para fazer alguma operadora brasileira aparecer no pódio das teles com a melhor experiência 5G do mundo em vídeo. Esse top três foi ocupado por operadoras suecas.