STF decide pela inconstitucionalidade de lei das antenas de Guarulhos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou o pedido feito na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) apresentada pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e declarou inconstitucionais a Lei Municipal 7.972/2021 e o Decreto no 39.370/2022, do município de Guarulhos, no Estado de São Paulo.

O voto do ministro relator da ADPF, Alexandre de Moraes, apontou que a Lei e o Decreto disciplinam temas que são da competência privativa da União para legislar sobre telecomunicações. Moraes disse ainda que os dois diplomas legais afrontam a competência tributária do governo federal ao instituir e regulamentar taxa de instalação, licença de funcionamento, licença de compartilhamento e eventual renovação de infraestrutura de telecomunicação.

Acompanharam o voto apresentado por Alexandre de Moraes os ministros Carmen Lúcia, Dias Toffoli, André Mendonça, Luiz Fux, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques. Já o ministro Edson Fachin apresentou voto divergente em alguns aspectos. Entretanto, Fachin também reconheceu a procedência da ação em seu mérito.

Notícias relacionadas

Renovação anual

A Abrintel, proponente da ação, apontou ainda que, entre outros aspectos, a cidade de Guarulhos estabeleceu a necessidade de renovação anual da licença de instalação de infraestruturas de telecomunicações, com valores inadequados de taxas de licenciamento e exigindo também licença de funcionamento, itens que estavam em desconformidade com a Lei Federal de Antenas 13.116/2015 e que extrapolavam a competência do município, ao legislar sobre a forma de prestação dos serviços de telecomunicações.

"Ao município, cabe legislar sobre o uso e a ocupação do solo para a instalação da infraestrutura de suporte, que compreende a torre, o poste, o mastro e afins, cuja instalação e responsabilidade são das empresas de infraestrutura, como os associados da Abrintel", afirma o presidente da Associação, Luciano Stutz.

"Já a instalação das antenas em si, os demais componentes eletrônicos responsáveis pelo sinal de prestação do serviço móvel, assim como o funcionamento das estações, são licenciados e fiscalizados pela Anatel", prossegue Stutz. "Por isso, as leis municipais que estabelecem determinadas obrigações de funcionamento ou criam restrições à prestação do serviço têm sido desafiadas e tornadas inconstitucionais", finaliza o presidente da Abrintel.

A associação também apresentou outra ação ao Supremo Tribunal Federal, em relação à regulamentação de instalação da infraestrutura de suporte para antenas do município de Manaus (ADPF 1064), devido à cobrança de valores exorbitantes para emissão de licenças de instalação. Essa ação está sob relatoria do ministro Gilmar Mendes – que proferiu voto favorável à inconstitucionalidade no julgamento da lei de Guarulhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!