Vencedora do lote nacional de 700 MHz no leilão de espectro de 2021, a Winity vai realizar dois pilotos de Internet comunitária ao lado da operadora de satélites Hughes, revelou a empresa do fundo Pátria Investimentos nesta terça-feira, 18.
Em participação na Futurecom, o CEO da Winity, Sergio Bekeierman, explicou que o projeto deve mirar inicialmente localidades rurais de dois municípios (um no Maranhão e outro, no Piauí). O sinal comunitário vai funcionar a partir do 700 MHz, com suporte de backhaul satelital.
"A Hughes vai atender o usuário final usando nossa infraestrutura 'as a service' e o espectro que vamos colocar a disposição deles", resumiu Bekeierman, na ocasião. Segundo o executivo da Winity, a parceira satelital já opera Internet comunitária em 130 localidades atualmente.
"Existe uma população rural significativa no Brasil que precisa de conectividade com a Internet a um custo acessível", completou, em comunicado, o presidente da Hughes Brasil, Rafael Guimarães. "Acreditamos que a combinação de nossos recursos de hotspots comunitários alimentados por satélite com o espectro do Winity nos permitirá explorar outra maneira de enfrentar esse desafio".
Operadora neutra
De forma geral, a dona do lote nacional de 700 Mhz reporta diálogo com cerca de dez players, com destaque para regionais. A operadora de infraestrutura projeta a assinatura de novos acordos com clientes dentro dos próximos 12 meses.
Vale lembrar que a Winity tem relevantes compromissos de cobertura em estradas e a previsão de construir cerca de 5 mil sites nos próximos cinco ou seis anos. A operadora de infraestrutura também tem um acordo de compartilhamento de rede com a Vivo pendente de aprovação pelas autoridades.