Na tentativa de dar uma sobrevida aos Telefones de Uso Púbico (TUPs), a Anatel permitirá que as concessionárias comercializem propaganda antes do completamento da chamada. Em troca, o usuário que aceitar ouvir a mensagem publicitária terá pelo menos um minuto de chamada gratuita. Também está liberada a veiculação de propaganda na carcaça do aparelho e no visor.
Essa é apenas uma das alterações que a agência fez no regulamento do serviço (que passou por consulta pública em 2012), de modo a deixar os populares orelhões mais atrativos. De acordo com o conselheiro Jarbas Valente, em 2004, 42% da população usava os orelhões diariamente. Em 2010 esse número caiu para 4%. "Para 2014 a previsão de uma das concessionárias é de que a receita seja inferior a R$ 18 milhões, o que é R$ 2,17 por TUP", relata Valente.
As concessionárias também ficam autorizadas a transformar os orelhões em plataformas multimídias, com recursos de acesso à Internet. Outra alteração importante é a dos meios de pagamentos, mas aí motivada pela decisão da única empresa que produz os cartões indutivos de descontinuar a produção em 2015. Segundo o conselheiro Jarbas Valente, a empresa vai produzir uma quantidade de cartões suficiente para três anos.
Para resolver esse problema, as empresas deverão implantar um novo meio de pagamento que substitua o cartão. Valente mencionou que há testes com os calling cards usados na Europa. Funciona assim: o consumidor adquire um cartão que contém uma senha, liga para determinado número e digita a senha contida no cartão para poder efetuar ligações.
As concessionárias deverão ter um meio de pagamento básico que vai substituir o cartão e deverá ser válido em todos os TUPs e poderão ter meios de pagamento alternativos, como cartão de crédito ou utilização de créditos pré-pagos. Os alternativos deverão ser homologados pela Anatel.
Os detalhes do funcionamento das chamadas patrocinadas e dos novos meios de pagamento serão objetos de um novo regulamento.