Anatel permite publicidade nos orelhões e vai abolir o cartão indutivo

Na tentativa de dar uma sobrevida aos Telefones de Uso Púbico (TUPs), a Anatel permitirá que as concessionárias comercializem propaganda antes do completamento da chamada. Em troca, o usuário que aceitar ouvir a mensagem publicitária terá pelo menos um minuto de chamada gratuita. Também está liberada a veiculação de propaganda na carcaça do aparelho e no visor.

Notícias relacionadas
Essa é apenas uma das alterações que a agência fez no regulamento do serviço (que passou por consulta pública em 2012), de modo a deixar os populares orelhões mais atrativos. De acordo com o conselheiro Jarbas Valente, em 2004, 42% da população usava os orelhões diariamente. Em 2010 esse número caiu para 4%. "Para 2014 a previsão de uma das concessionárias é de que a receita seja inferior a R$ 18 milhões, o que é R$ 2,17 por TUP", relata Valente.

As concessionárias também ficam autorizadas a transformar os orelhões em plataformas multimídias, com recursos de acesso à Internet. Outra alteração importante é a dos meios de pagamentos, mas aí motivada pela decisão da única empresa que produz os cartões indutivos de descontinuar a produção em 2015. Segundo o conselheiro Jarbas Valente, a empresa vai produzir uma quantidade de cartões suficiente para três anos.

Para resolver esse problema, as empresas deverão implantar um novo meio de pagamento que substitua o cartão. Valente mencionou que há testes com os calling cards usados na Europa. Funciona assim: o consumidor adquire um cartão que contém uma senha, liga para determinado número e digita a senha contida no cartão para poder efetuar ligações.

As concessionárias deverão ter um meio de pagamento básico que vai substituir o cartão e deverá ser válido em todos os TUPs e poderão ter meios de pagamento alternativos, como cartão de crédito ou utilização de créditos pré-pagos. Os alternativos deverão ser homologados pela Anatel.

Os detalhes do funcionamento das chamadas patrocinadas e dos novos meios de pagamento serão objetos de um novo regulamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!