América Móvil e Telxius anunciam cabo submarino na América Central

A América Móvil (dona da Claro) e a Telxius (braço de infraestrutura do grupo Telefónica) anunciaram a construção de um cabo submarino de alta capacidade entre os Estados Unidos e a Guatemala, na América Central.

A rota entre as cidades de Boca Raton e Puerto Barrios terá capacidade inicial de 190 Tbps e ainda deverá contar com ligação em Cancun (México). Pelo lado da América Móvil o cabo foi batizado como AMX3, enquanto a Telxius chamará o ativo de Tikal.

A ASN (Alcatel Submarine Networks) foi selecionada para o projeto e já tem contrato de fornecimento em vigor – tanto para o trecho principal quanto para os ramais adicionais. A expectativa é que o AMX3/Tikal entre em operação em 2025.

Notícias relacionadas

"[O projeto] faz parte do compromisso contínuo dos dois maiores grupos de telecomunicações da América Latina para melhorar as comunicações globais", afirmou comunicado divulgado pela Telxius. Com a nova rota, a empresa de infraestrutura da Telefónica projeta 82 mil km de cabos nas Américas e na Europa, passando pelos sistemas Brusa, Mistral, Tannat, Junior, Marea e Dunant.

Já a América Móvil reporta 197 mil km em sistemas submarinos entregando capacidade ao grupo, incluindo os 18,3 mil km do AMX-1 (que liga a América do Sul e a Central aos Estados Unidos) e 7,3 mil km do South Pacific Submarine Cable, na costa do Pacífico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!