A América Móvil (dona da Claro) e a Telxius (braço de infraestrutura do grupo Telefónica) anunciaram a construção de um cabo submarino de alta capacidade entre os Estados Unidos e a Guatemala, na América Central.
A rota entre as cidades de Boca Raton e Puerto Barrios terá capacidade inicial de 190 Tbps e ainda deverá contar com ligação em Cancun (México). Pelo lado da América Móvil o cabo foi batizado como AMX3, enquanto a Telxius chamará o ativo de Tikal.
A ASN (Alcatel Submarine Networks) foi selecionada para o projeto e já tem contrato de fornecimento em vigor – tanto para o trecho principal quanto para os ramais adicionais. A expectativa é que o AMX3/Tikal entre em operação em 2025.
"[O projeto] faz parte do compromisso contínuo dos dois maiores grupos de telecomunicações da América Latina para melhorar as comunicações globais", afirmou comunicado divulgado pela Telxius. Com a nova rota, a empresa de infraestrutura da Telefónica projeta 82 mil km de cabos nas Américas e na Europa, passando pelos sistemas Brusa, Mistral, Tannat, Junior, Marea e Dunant.
Já a América Móvil reporta 197 mil km em sistemas submarinos entregando capacidade ao grupo, incluindo os 18,3 mil km do AMX-1 (que liga a América do Sul e a Central aos Estados Unidos) e 7,3 mil km do South Pacific Submarine Cable, na costa do Pacífico.