Cisco e Telefónica juntam esforços para redes convergentes

A Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 17, uma parceria com a Cisco para a criação de uma plataforma de testes avançados para “explorar e capitalizar os benefícios" de redes óticas e IP  convergentes. O projeto visa ajudar provedores de serviço a reduzir custos operacionais e entregar serviços mais eficientes de maneira mais rápida, já que a infraestrutura convergente baseada em padrões da Internet Engineering Task Force (IETF) torna possível o planejamento, gerenciamento e engenharia unificados entre as camadas das redes.

O grupo espanhol utilizará a Open Network Architecture da Cisco na evolução da plataforma de serviços (ESP) e nas evolução de redes programáveis (EPN), que combinam software e hardware para entregar às operadoras capacidades de funções de rede virtual (NFV), rede definida por software (SDN) e orquestração avançada de funcionalidades.

Notícias relacionadas

A parceria prevê o uso de soluções da fornecedora nos próximos dois anos para automação e otimização da engenharia de redes WAN, colaboração em diferentes topologias de rede da Telefónica e testes baseados em diferentes soluções de hardware da Cisco. A plataforma de testes, que será instalada na Espanha, usará também a tecnologia de controle multicamadas nLight para facilitar a troca de informação entre as redes IP e ótica. O grupo espanhol busca modelos que ajudem a minimizar custo de investimento e almejem uma arquitetura unificada de rede que seja mais eficiente e flexível e menos complexa de se operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!