ConectarAgro lança Indicador de Conectividade Rural

Foto: Gov.br

Previamente anunciado no ano passado, o Indicador de Conectividade Rural (ICR) da ConetarAGRO teve seu lançamento anunciado nesta quarta-feira, 17.

O indicador desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) se debruça sobre a conectividade de áreas rurais, em busca de identificar as necessidades dessas regiões e promover investimentos em conectividade.

Atualmente, a média do ICR por município ao nível nacional é apenas de 0,45, numa escala variável que vai de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, melhor a conectividade naquele município.

Notícias relacionadas

Se tomada especificamente a área de uso agropecuário, somente 37% dos imóveis rurais brasileiros têm cobertura 4G. A cobertura 4G de toda a área de uso agrícola é ainda menor, de apenas 19%, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Indicador complementar

As lideranças do ConectarAGRO defendem que o indicador não compete com outros índices de conectividade, como o Índice Brasileiro de Conectividade, mas, sim, atua como um complemento. A partir dele o que se espera é "mudar o panorama da discussão pública da conectividade" e que ele seja um "balizador para qualquer necessidade de fomento".

O ICR poderá, portanto, ser utilizado para orientar políticas públicas e investimentos privados, disponibilizando um mapa de pontos de melhoria e oportunidades de expansão da conectividade no setor agrícola.

"Com o ICR, esperamos não apenas mensurar, mas também catalisar melhorias significativas na conectividade rural, capacitando agricultores e comunidades para prosperarem na era digital", declara a atual presidente da ConectarAGRO, Paola Campiello. 

Para o desenvolvimento do ICR, foi utilizado o método de Processos Hierárquicos Analísticos (AHP). Assim, o indicador abrange diferentes critérios tidos como essenciais pela entidade ao idealizar a ferramenta. Os aspectos que, em seu julgamento, compõem a demanda por conectividade rural são: produção, indicadores sociais, ambientais e de infraestrutura

Dessa forma, o projeto oferece uma visão geral, mas também o acesso modular a cada um desses aspectos, para o caso de uma análise mais específica. Além disso, a avaliação de cada um desses elementos poderá ser usada justamente como evidências de embasamento técnico para a tomada de decisões de qualquer organização interessada em atuar com a conectividade rural. 

A ConectarAGRO foi oficializada em 2020 e une diferentes empresas em prol da expansão do acesso à Internet nas áreas remotas do Brasil, em toda área produtiva. Atualmente, a AGCO, AWS, CNH, Nokia, Solinftec, TIM e Vivo são associadas e ainda contam com mais de 15 apoiadores. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!