Previ pode reduzir participações em telecom

Um dos primeiros objetivos do novo presidente da Previ, Sergio Rosa, é reestruturar a carteira de investimentos do fundo de pensão, de maneira a reduzir a exposição a renda variável, inclusive no setor de telecomunicações. Hoje, cerca de 52% do capital da Previ está em aplicações desse tipo. A meta de Rosa é baixar para 45%, o que adequará a fundação ao limite imposto pela resolução 2.829 da Secretaria de Previdência Complementar (SPC).
Essa reestruturação da carteira pode significar redução de investimento da Previ em algumas empresas. Rosa não citou quais participações poderiam ser vendidas, mas ressaltou que é necessário muito cuidado ao definir o momento certo de sair. Vale lembrar que a Previ tem participação acionária em várias companhias do setor de telecomunicações, como Brasil Telecom, Telemar, Telemig Celular e Amazônia Celular, e em várias outras, com percentuais inferiores a 5%.
As decisões estratégicas da Previ no setor de telecomunicações na gestão de Rosa devem ser guiadas por um estudo encomendado às consultorias Projecta e Inter.B, cuja conclusão é prevista para março.

Notícias relacionadas

Opportunity

O novo presidente da Previ afirmou que a entidade manterá uma postura crítica em relação às sociedades com o Opportunity nas empresas Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular. A fundação e o banco gestor travam há anos brigas nos conselhos de administração dessas companhias. ?Continuaremos a lutar pelos nossos direitos, mas sempre de maneira fundamentada?, disse Rosa sobre o assunto.
O executivo reafirmou o interesse da Previ em dissolver a Newtel, holding criada pelos próprios fundos de pensão em gestões anteriores e pelo Opportunity para controlar Telemig Celular e Amazônia Celular.
A TIW, que também é sócia nessas operadoras mas ficou de fora da Newtel, abriu no fim do ano passado uma ação na Justiça apontando uma série de irregularidades na criação da holding. Rosa explicou que a Previ ainda não foi convocada judicialmente para se explicar, mas deixou claro que o fundo de pensão pretende cooperar com o pleito da TIW: ?o interesse em dissolver a Newtel é mútuo?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!