Claro, TIM, V.tal e mais três entram na Infovia 00 do Norte Conectado

Primeiro trecho do programa Norte Conectado, a Infovia 00 entre Macapá e Santarém (PA) teve seis novas empresas classificadas para o consórcio neutro que opera a rede: Claro, TIM, V.tal, Ozônio, Você Telecom e HTM.

O anúncio das novas qualificadas ocorreu um dia após a divulgação de consorciadas para o segundo trecho do projeto – ou a Infovia 01, entre Santarém e Manaus. Das seis ingressantes no trecho 00, apenas uma (a HTM) não deve participar também da operação do 01.

Agora, as companhias têm três meses para assinar os Termos de Cessão e iniciarem a operação. Os contratos são válidos por 15 anos e podem ser renovados, relembrou o Ministério das Comunicações (MCom), que tem a RNP como responsável pela execução do projeto. 

Notícias relacionadas

Sétima colocada no processo, a empresa Easytech também foi qualificada e poderá ingressar no consórcio em caso de desistência. Com 12 pares de fibra, a Infovia 01 já possuía seis operadoras do primeiro edital, realizado em 2021: Telefônica, Mobwire, BrDigital, ClickIP/Icom Telecom, SEA Telecom e Aquamar.

As consorciadas têm, cada uma, acesso a um par de fibra óptica para explorar comercialmente. Isso pode ser feito por meio da venda de pacotes a usuários finais ou compartilhando a infraestrutura com outras companhias. Os pares de fibra óptica suportam até 40 canais ópticos, cada um com capacidade de pelo menos 100 Gbps.

Operacional desde junho, a Infovia 00 tem 770 km entre Macapá a Santarém(PA), passando pelas cidades paraenses de Almeirim e Monte Alegre e, a partir de Santarém, a Alenquer. No primeiro trimestre de 2023 ela ainda chegará a Curuá (PA), acrescentando cerca de 60 km na extensão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!