Suposto bloqueio gera perda de R$ 25 milhões para a BrT

Desde o começo do ano a BrT tem notado uma diminuição no volume de tráfego entrante na sua rede móvel. A operadora suspeita que suas concorrentes de alguma maneira estejam bloqueando parte das chamadas para a rede da BrT. Isso porque a operadora tem um produto para os clientes pré-pagos, o Pula-pula, que reverte as ligações recebidas em créditos para a realização de chamadas. Paulo Narcélio, vice-presidente de finanças e relações com investidores, revela que no terceiro trimestre do ano a perda foi estimada em R$ 25 milhões. A pedido da Brasil Telecom a Anatel abriu Pados (Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações) em todas as operadoras para investigar se está havendo prática anticompetitiva por parte das concorrentes.
A BrT criou o produto se valendo do já conhecido descompasso, em torno de 13 para 1, entre o valor da VU-M (valor de uso da rede móvel) e o valor da TU-RL (taxa de uso da rede local). Em termos gerais, uma operadora móvel cobra muito mais caro para terminar uma chamada na sua rede do cobra que uma operadora fixa. O produto da BrT estimula seus clientes a receberem ligações, o que permite a operadora transformar parte dessa VU-M em créditos para os usuários.
Aliado aos efeitos deste suposto bloqueio, o forte aumento da base pré-paga levou a uma queda de 17,5% no Arpu da companhia na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. O Arpu blended (pós e pré) foi de R$ 28,80 no terceiro trimestre. O número de cliente pré-pagos aumentou 37,4% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, chegando a 3,16 milhões. Já o número de clientes pós-pagos cresceu apenas 4,4% na mesma comparação, chegando a 856,8 milhões.

Notícias relacionadas
Paulo Narcélio afirma que a tendência para o futuro é a manutenção do Arpu em patamares mais baixos. Como forma de se diferenciar dos concorrentes e se preservar da competição no pós-pago, a BrT vai concentrar os esforços no segmento pré-pago, que apesar de apresentar Arpu menor exige das empresas menos gastos com aquisição de clientes. O SAC (custo de aquisição de cliente) da BrT caiu 14,1%; de R$ 85,1 no terceiro trimestre do ano passado para R$ 73,1 no mesmo período deste ano. "Nossa opção é pela rentabilidade. Olhar só o Arpu não funciona, tem que olhar também o custo de aquisição que está caindo", afirma Narcélio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!