A operadora de satélite de baixa órbita (LEO) do bilionário Elon Musk, a Starlink, assinou contrato global com a provedora de rede Speedcast para a venda do serviço de banda larga para clientes corporativos e marítimos. O anúncio desta semana também vale para o Brasil, onde a Speedcast atua por meio da subsidiária SC CapRock.
TELETIME apurou que o início das vendas para o mercado deverá acontecer já nas próximas semanas. A Speedcast passará a ofertar o serviço de conexão para CNPJ, e neste contexto deverá ter a abordagem diferente do serviço de banda larga para consumidor final da Starlink. Em comunicado, a empresa afirma que trabalha com soluções agnósticas (de tecnologia ou frequências) e que já tem executado testes para demonstrar as capacidades da Starlink como um serviço integrado de forma transparente.
A própria Speedcast trabalha de forma integrada com outras constelações, como a da OneWeb, e diferentes posições orbitais, como a altitude média (MEO) e geoestacionária (GEO). A empresa utiliza plataforma de rede definida por software para a gestão desses diferentes sistemas.
Os serviços e equipamentos para os setores corporativo e marítimo já haviam sido apresentados pela Starlink neste ano. A empresa enxerga como verticais potenciais as plataformas de petróleo, navios mercantes e iates, além da indústria de mineração em terra.