79% dos estudantes sem Internet são do Norte e Nordeste, diz MEC

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Na audiência pública que aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, na Comissão de Educação do Senado Federal, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que atualmente o Brasil possui 4,1 milhões de alunos sem acesso adequado a Internet, e que 79% desses estudantes estão em escolas localizadas nas regiões Norte e Nordeste.

O país possui ainda 42,7 mil escolas, algo em torno de 31%, que não possuem conectividade com velocidade adequada para usos pedagógicos e 71,6 mil unidades escolares não contam com infraestrutura de rede Wi-Fi interna. O ministro da Educação disse que o governo pretende até 2026 conectar todas as escolas.

Durante o debate, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) chamou a atenção para o fato de que não é suficiente apenas garantir a conectividade, mas também ferramentas para a formação cidadão dos estudantes.

Notícias relacionadas

160 escolas por dia

Durante o evento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que discutiu conectividade significativa, que aconteceu nesta terça-feira, 15, em Brasília, Hermano Tercius, Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), reforçou o compromisso do governo em conectar até 2026 todas as escolas públicas brasileiras.

Mas segundo ele, para cumprir esta meta, seria necessário conectar em média 160 escolas por dia útil até lá. "Estamos com estratégias para fazer isso de maneira paralela, com diversas equipes. Então, queremos melhorar a qualidade da escola pública", disse o representante do MCom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!