Nortel apresenta estratégia para WiMAX

A Nortel anunciou nesta quinta-feira, 15, que adotará o padrão tecnológico já definido no mercado de produtos WiMAX para redes fixas e celulares. A empresa trabalhará em parceria com a Intel e a Airspan Networks, complementando sua joint venture com a LG.
Os produtos WiMAX (IEEE 802.16-2004) para redes fixas operarão nas faixas de 3,5 GHz e 5,8 GHz do espectro, com velocidades de transmissões superiores a 1 Mbps.
Já o padrão para produtos WiMAX (IEEE 802.16e) para redes celulares, ainda em definição, opera na freqüência de 2,5 GHz.

Notícias relacionadas
A meta, segundo explica Marcos Oliveira, diretor de novos negócios da Nortel do Brasil, é oferecer um acesso confiável, de baixo custo e de banda larga sem fio ao assinante na última milha. ?Para que isso aconteça, 200 empresas, entre operadoras e fabricantes, discutiram em conjunto o padrão 802.16d para redes fixas, norteando os produtos que chegarão ao mercado no próximo ano?, afirma. Para o executivo, o suporte dado por grandes empresas de redes é um sinal que a tecnologia WiMAX está conquistando seu lugar na indústria.
A Nortel trabalhará com a Airspan Networks na comercialização das soluções WiMAX nas freqüências mais altas. No futuro, o sistema deverá substituir os circuitos DSL ou T1/E1 cabeados, abrindo caminho para os provedores de serviços.
As soluções WiMAX para redes fixas chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2006, após os testes em campo, a serem realizados na Ásia. As soluções móveis WiMAX chegam ao mercado após os testes de 2006 na América do Norte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!