BrT, CVC e Telecom Italia trocam acusações

A Brasil Telecom e a Telecom Italia trocaram acusações no fim de semana através dos jornais. A concessionária local publicou um informe publicitário em jornais no último sábado, dia 13, repudiando recentes declarações do presidente do conselho da Telecom Italia contra o Opportunity e afirmando que a presença da companhia italiana na operadora brasileira ?nunca trouxe benefício à administração da Brasil Telecom?. E prossegue: ?Ao contrário, há episódios que impuseram enormes prejuízos à companhia como a compra da CRT com sobrepreço imposto por interese da Telecom Italia?. Ao fim, o informe lembra que a companhia italiana vem sendo alvo de acusações de desvios de conduta ?que envolvem, inclusive, o pagamento de propinas?.
No domingo, 14, foi a vez do CVC Opportunity partir para o ataque, também por meio de informes publicados nos jornais. O CVC (o informe não explicita se é o CVC nacional, onde estão os fundos, ou o internacional, onde está o Citibank, quem assina a mensagem) diz que não fechou nenhum acordo com a Telecom Italia que impedisse a Brasil Telecom de desenvolver negócios em detrimento da volta dos italianos ao controle da tele. Diz ainda que o CVC estimulou a volta dos italianos, o que foi obstacularizado com o impedimento das alterações societárias, que visavam "suspender de forma episódica e tópica o voto da Telecom Italia e de seus representantes apenas nas matérias referentes à operação de telefonia celular da Brasil Telecom". Diz ainda que a opção de desenvolver a telefonia móvel é importante para garantir a sobrevivência da Brasil Telecom. Diz, por fim, que a Brasil Telecom só deixará de prestar serviço móvel se a Anatel decidir que o retorno dos italianos ao controle da tele prevalece sobre o direito da Brasil Telecom de prestar o serviço, se o Cade entender que o interesse da Telecom Italia deve prevalecer "sobre o dos consumidores" ou se a Justiça entender que os interesses dos italianos prevalecem sobre os da Brasil Telecom.

Revide

Notícias relacionadas

A resposta dos italianos também veio na forma de informe publicitário publicado em jornais desta segunda-feira, 15, intitulado ?Pelo cumprimento de contratos e restabelecimento da verdade?. Nele, a companhia nega as acusações da Brasil Telecom e afirma que elas ?atendem unicamente aos interesses do grupo Opportunity, ente do setor financeiro internacional que, de dinheiro próprio, investiu quase nada na Brasil Telecom?. E continua: ?A disseminação de notícias infundadas só pode ter por objetivo prejudicar a imagem do Grupo Telecom Italia no Brasil e no exterior e, em última análise, frustrar a restauração dos direitos de controle da Telecom Italia na Brasil Telecom?.

Fundos criticam

Os fundos de pensão, que também são sócios na Brasil Telecom, foram alvo de um informe publicitário similar pago pela operadora na semana passada. Uma fonte ligada às fundações criticou a atitude da concessionária local: ?A Brasil Telecom está se voltando contra seus próprios acionistas e tomando partido do Opportunity por meio de declarações de seus executivos e da publicação de informes publicitários em grandes jornais?. Ela afirma que os advogados dos fundos estão avaliando a legalidade dessas atitudes da Brasil Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!