Operadoras do Sul se unem em cooperação técnica de recuperação

Foto: Pixabay

As operadoras regionais Unifique, Brasil Tecpar e Vero firmaram um acordo de cooperação técnica para ajudar a reconstrução das redes de telecomunicações afetadas no Rio Grande do Sul.

O acordo prevê o compartilhamento de equipes técnicas e equipamentos para a recuperação não apenas da parte das redes das três empresas que ainda estejam afetadas, mas principalmente para auxiliar outros provedores regionais que estão em situação muito mais grave.

"Para nós uma parcela da rede foi afetada e temos condições de recuperar, mas para muitos provedores que atuam em menos cidades, a perda foi total", diz Flávio Rossini, diretor de assuntos corporativos da Vero. Ainda assim, das 31 operações da Vero no Estado, 14 foram afetadas.

Notícias relacionadas

"A nossa preocupação foi não apenas recuperar as redes, mas fazer com que elas continuem operacionais depois das cheias", explica ele, lembrando que ainda tem muita intervenção na infraestrutura, como poda de árvores, recuperação de postes e cortes de energia, com grande potencial de prejudicar os serviços.

Para Fabiano Busnardo, CEO da Unifique, as perdas foram imensas para os provedores de pequeno porte. "A gente conseguiu mobilizar equipes e temos estoque de equipamentos em Santa Catarina, o que garante uma recuperação mais rápida, mas essa não é a realidade de todas as empresas", diz o executivo, que também é presidente do conselho da Neo Associação.

Para Gustavo Stock, CEO da Brasil TecPar, o evento sem precedente está demandando medidas completamente excepcionais de cooperação. "A prioridade é recuperar os serviços e ajudar a população", diz.

A empresa teve mais de 70 colaboradores diretamente afetados pelas enchentes e que precisam de atenção especial. Em relação aos clientes, 5,7 mil clientes ainda estão sem sinal e outros 6,2 mil estão sem serviço de energia para usar as redes. "Felizmente a gente tem condições de mobilizar estrutura e equipamentos para a recuperação, mas muita coisa só poderá ser feita depois que a água baixar".

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!