Google não quer pressa para regulamentar Inteligência Artificial

Sundar Pichai, executivo-chefe do Google, diz que é preciso ter cautela na regulamentação de tecnologias voltadas para Inteligência Artificial (IA). Para ele, as regras devem ser feitas por cada setor, e qualquer tentativa de criar uma regulação geral deve ser evitada. O executivo declarou ainda que uma regulamentação instintiva da inteligência artificial pode prejudicar o avanço tecnológico, argumentando que as regras existentes podem ser suficientes para governar a nova tecnologia. O debate voltou a ganhar força na última semana, após a fala do CEO do Google, Sundar Pichai, ao se reunir com políticos europeus, incluindo o primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne, em Helsinki.

Para Sundar, uma "regulação inteligente" pode ser suficiente para equilibrar a inovação com a proteção dos cidadãos. "Embora muitos reguladores estejam mais focados em combater o Google sobre antitruste do que a IA no momento, a empresa deseja evitar repetir alguns dos erros passados do setor de tecnologia trabalhando em parceria entre governo e empresas", disse o executivo.

"Novas regulamentações devem ser aplicadas a setores e indústrias específicos, como saúde e energia, disse ele, e não por meio de uma verificação geral de algoritmos, como sugeriram alguns órgãos reguladores e parlamentares", apontou. O CEO de uma das maiores big techs do mundo diz ainda que a Inteligência Artificial é uma tecnologia transversal, por isso é importante ter um olhar para uma regulamentação em determinadas situações verticais.

Notícias relacionadas

As declarações de Pichai vão de encontro ao que a União Europeia está decidida a fazer. Margrethe Vestager, vice-presidente executiva de regulação digital da UE, prometeu regras éticas e centradas no ser humano em inteligência artificial nos primeiros 100 dias de seu mandato, que começou em outubro de 2019 e vai até 2024.

Vestager acredita que a UE não pode ser líder em IAsem diretrizes éticas. "A inteligência artificial que você deseja deve servir aoshumanos. Esse é um tipo diferente de inteligência artificial" do que é vistonos EUA e na China, disse ela. "É essa postura regulatória proativa quedistingue a Europa de outras partes do mundo", disse Vestager.

No entanto, Vestager reconheceu que é preciso ter "muito cuidado para não regulamentar demais" a IA emitindo regras rígidas que poderiam retardar a inovação. "Obviamente, precisamos do feedback de muitas e muitas empresas, mas também acredito que você precisa agir rapidamente", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!