Iniciativa quebra recorde de transmissão de dados acadêmicos

Foto: Pixabay

Durante a Conferência SC23, evento mundial de computação de comunicação de alto desempenho realizado em Denver, nos Estados Unidos, alcançou-se a velocidade de 6 Tbps em uma transferência de dados.

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) participou da iniciativa. Entre as atividades realizadas na conferência está o desafio de performance da SCinet, nome dado à tecnologia desenvolvida por uma colaboração global de especialistas em rede de alto desempenho, e que fornecem a rede para o evento. 

Na ocasião, o grupo integrado pela RNP alcançou surpreendentes 2,5 Tbps na transmissão de dados entre o local da conferência e pontos nos Estados Unidos, Brasil (São Paulo) e África do Sul.

Notícias relacionadas

"Foram realizadas várias transferências simultâneas, de vários grupos diferentes. O total alcançado por todos os grupos superou 6Tbps. O grupo que participamos, que incluiu Caltech, RNP, Amlight e Rednesp, chegou a 2.5 Tbps", detalhou o gerente de P&D da RNP, Marcos Schwarz.

O encontro envolveu ainda a execução de demonstrações tecnológicas no âmbito da iniciativa internacional GNA-G, focada em dados e programabilidade de redes.

Schwarz também apresentou no evento projeto Global P4 Lab, uma iniciativa voltada para experimentações de novos protocolos de rede em escala intercontinental, em colaboração com mais de 20 redes acadêmicas e universidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!