Qualcomm venderá às teles transmissão de conteúdo

A Qualcomm decidiu voltar a ser uma operadora de redes, atividade que abandonou há alguns anos. A empresa investirá US$ 800 milhões, nos próximos quatro a cinco anos, nos Estados Unidos, em uma rede multimídia móvel para o mercado de streaming de vídeo. A empresa está construindo uma rede chamada MediaFLO (Forward Link Only), capaz de distribuir dezenas de vídeo unidirecionais e áudio para longas distâncias. Com a nova tecnologia, os sinais serão enviados pelo espectro de TV em 700 MHz (VHF), adquirido em leilão da Federal Communications Commission (FCC), no ano passado. Novos chipsets estão sendo projetados para dar suporte às novas freqüências e tecnologias.
A Qualcomm constituirá uma empresa – o prazo ainda não foi determinado – e comprará conteúdo para repassar às teles. O serviço mais a capacidade de transmissão serão entregues às teles nos EUA por atacado. A rede será complementar à celular. No Brasil, a Vivo deverá testar a tecnologia ao longo de 2005, segundo expectativa do presidente da Qualcomm, Marco Aurélio Rodrigues.
?Nossa intenção é aliviar as freqüências de CDMA das operadoras e criar mais uso para o telefone?, justifica o executivo, ao explicar que a imagem transmitida por essa tecnologia é semelhante à da TV por assinatura. A transmissão no Brasil deverá ser via rede EV-DO da Vivo, e aqui não estará disponível o serviço, mas apenas a tecnologia. Não será vendido aqui pela Qualcomm conteúdo nem capacidade de transmissão. Quando as redes wCDMA e CDMA2000, de terceira geração, estiverem disponíveis, também poderão usar a MediaFLO para enviar sinais de TV.

Notícias relacionadas
A primeira operação comercial da MediaFLO só estará disponível nos EUA em 2006. Até lá, a Qualcomm terá muito trabalho para tentar fazer com que emissoras de TV desocupem o espectro hoje usado na televisão analógica. Uma tarefa nada fácil que, pela sua natureza jurídica, poderá atrasar os planos da empresa. No processo de digitalização da TV aberta, as emissoras norte-americanas têm um prazo para devolver ao governo os canais VHF pelos quais ainda fazem a transmissão analógica de seus sinais. Esses canais são os que já foram a leilão. Futuramente, depois que a sua nova tecnologia estiver estabelecida, a Qualcomm deverá vender a empresa que será constituída apenas para esta finalidade.
A Vivo foi procurada por este noticiário para comentar o assunto, mas não retornou o pedido até o fechamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!