Elef investe em novos smartphones

A Elef Tecnologia, fabricante brasileira de smartphones, trabalha no desenvolvimento de mais três modelos que devem ser lançados em 2008. A previsão do presidente da empresa, André Cunha, é de investir aproximadamente US$ 6 milhões nos três projetos. Ele não revela, contudo, detalhes sobre os novos smartphones.
Por enquanto, a Elef tem apenas um smartphone em seu portfólio, lançado há poucas semanas. Trata-se do Check Mate, que o executivo prefere classificar como um ?pocket PC?. ?A diferença entre o pocket PC e o smartphone é que o primeiro tem tela touch screen e é capaz de trabalhar com arquivos do Office?, explica.
A expectativa da Elef é de vender 30 mil unidades de smartphones dentro de 12 meses. Uma parte pequena desse total será fruto de exportações. Algumas operadoras da América Latina já estão testando o Check Mate.

Notícias relacionadas
Por enquanto, a distribuição dos produtos da Elef é feita pela própria empresa. O Check Mate está à venda desbloqueado em lojas como Americanas.com, FNAC e Saraiva. O produto também passa por testes para homologação em algumas operadoras no País. Quando o volume de vendas aumentar, a Elef deve contratar um distribuidor. A produção é terceirizada no Brasil, mas o primeiro lote do Check Mate foi encomendado a uma fábrica no exterior, para que fosse possível lançar a tempo para o Dia dos Pais.
Cunha aposta na criação de smartphones pensados para brasileiros. Todos os softwares incluídos no Check Mate usam português do Brasil e a configuração do produto foi feita com base em pesquisas realizadas com consumidores brasileiros. O Check Mate tem conexão em Edge, GPRS, Wi-Fi, bluetooth e infra-vermelho.

História

O passado da Elef Tecnologia é curioso. Formado em engenharia eletrônica pelo ITA, Cunha fundou, em meados da década de 90, um laboratório de assistência técnica de celulares. Depois, sua empresa começou a trabalhar com a tropicalização (adaptação para o consumidor brasileiro) e distribuição de telefones móveis. ?Com a experiência que tínhamos só faltava produzir o próprio telefone?, conta o executivo. Esse foi o passo seguinte: a parte de assistência técnica de outras marcas foi vendida e agora a Elef está totalmente dedicada ao desenvolvimento de smartphones. ?Por enquanto não temos planos de fabricar celulares. Por sermos uma empresa pequena no meio de gigantes, precisamos focalizar em um nicho?, explica Cunha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!