A Nokia e a provedora de serviços Kyndryl anunciaram nesta terça-feira, 14, uma ampliação de aliança estratégica entre as empresas para os mercados de redes privativas e computação de borda (edge computing).
O novo acordo global de três anos de duração estendeu os planos de coinovação da dupla, que planeja acelerar o lançamento de redes privativas LTE e 5G no mercado corporativo. Pelos termos, a Kyndryl oferece serviços de suporte para clientes da fornecedora, incluindo o deployment das redes sem fio.
O movimento foi descrito como uma ampliação do "investimento estratégico" da provedora de serviços na parceria, uma vez que a norte-americana deve aumentar o corpo de profissionais e recursos no âmbito da aliança. A Kyndryl também alcançou o nível mais alto de credenciamento no Nokia Digital Automation Cloud (DAC), plataforma de redes privativas e edge computing da finlandesa.
Outro reflexo da ampliação do acordo estratégico será o lançamento conjunto de um laboratório de inovação em Raleigh, na Carolina do Norte (Estados Unidos). O espaço ainda contará com participação da empresa de cibersegurança Palo Alto Networks.
A Kyndryl e a Nokia estabeleceram uma aliança para o mercado corporativo em fevereiro de 2022. A parceria agora renovada estaria passando por crescimento exponencial, com mais de 100 compromissos ativos em 24 países – incluindo serviços de consultoria, testes, pilotos e implementações completas.
"90% dos compromissos atuais são com empresas do setor de manufatura industrial, incluindo petroquímica multinacional, mineração e madeira e concessionárias/empresas de energia", afirmou a Nokia, em comunicado. De forma geral, a fabricante reporta mais de 560 clientes corporativos no mercado de redes privativas.
Já a Kyndryl é fruto de um spin-off da área de infraestrutura de serviços da IBM. Em janeiro, a a filial da empresa no Brasil publicou no TELETIME artigo sobre o impacto do 5G sobre as redes privativas.