Brasil instalou mais de 1 milhão de antenas parabólicas digitais gratuitas

Foto: Reprodução/TV Brasil

O Brasil alcançou a marca de um milhão de novas antenas parabólicas instaladas gratuitamente em todo o País. O anúncio foi feito pela Anatel em Brasília nesta quarta-feira, 13. A distribuição dos kits é organizada pela Siga Antenado (EAF), entidade sem fins lucrativos criada pela agência de telecomunicações para administrar compromissos do leilão do 5G.

O objetivo é atender famílias inscritas no CadÚnico e que tenham uma parabólica tradicional instalada. Com isso, o Brasil soma 2.024 cidades em que o agendamento e instalação são executados, até o momento. Todos os 5.568 municípios do País serão atendidos pelo programa até 2026. Já até o final do projeto, a expectativa é de que o número de famílias beneficiadas chegue a 5,5 milhões – número obtido por estudo encomendado pelo órgão.

O processo de distribuição das novas antenas serve para garantir o acesso à televisão após a ativação da tecnologia 5G. Na coletiva de imprensa, a Anatel também fez o anúncio de que hoje o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) aprovou a liberação da faixa 3,5 GHz para o 5G em mais 212 cidades. A notícia foi antecipada por TELETIME no início do mês.

Notícias relacionadas

"O ritmo foi muito acelerado. É muito simbólico estar aqui Brasília hoje, porque aqui nós tivemos o primeiro beneficiário do Cadastro Único a receber o kit gratuito da parabólica digital. E agora nós chegamos na marca de um milhão [de famílias atendidas]", disse Leandro Guerra, presidente da Entidade Administradora da Faixa (EAF) – em referência a um morador de Samambaia (DF), contemplado em junho do ano passado.

No Brasil, o Nordeste lidera as instalações do kit. De acordo com a Anatel, 55% dos equipamentos foram destinados a famílias dessa região. Já o Norte e o Sudeste respondem por 17% das instalações cada.

Desocupação

De acordo com a Siga Antenado, também foi antecipado em mais de dois anos a desocupação das 1.482 estações satelitais profissionais cadastradas junto à Anatel. A entidade informa que já foram realizadas 16.782 (87%) instalações de filtros de frequência para proteção de possíveis interferências na faixa de 3,5 GHz. Antes, a entrega dessas etapas estava prevista para 2026.

"As três iniciativas – instalação das parabólicas, desocupação e mitigação das estações profissionais de satélites (FSS) – possibilitaram a autorização pelo Gaispi da ativação das redes 5G standalone em 2.024 cidades brasileiras, nas quais vivem cerca de 70% da população do país", aponta a Anatel.

5G

Com a nova leva de cidades aptas à liberação da faixa 3,5 GHz, o estado do Rio de Janeiro passa a ter 100% de cidades preparadas para receberem o 5G standalone. Apesar disso, a medida aprovada hoje pelo Gaispi não obriga a instalação da tecnologia por parte das operadoras nesses municípios. A implementação ainda depende das estratégias internas de cada empresa.

"Hoje, já temos mais de 250 municípios com antenas de 5G, mais de 15 mil antenas instaladas. […] O que motiva a instalação e esse avanço [da rede móvel] é a própria competição entre as operadoras. Acredito que até 2029 todos municípios do Brasil terão antena 5G", disse Moisés Moreira, presidente do Gaispi, ao ser perguntado por TELETIME.

11 COMENTÁRIOS

  1. Antena parabólica não, antena UHF doaram mto msm, porém mtas pessoas do interior não vão ter sinal pq moram longe das torres digitais das cidades, ou seja vão continuar sem sinal de tv.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!