Operadoras alemãs fazem prévia de aplicações em 3G

Um dos principais destaques da edição deste ano da CeBit, feira de telecomunicações e TI que acontece esta semana em Hannover, Alemanha, é a demonstração dos primeiros serviços de terceira geração (3G) da T-Mobile, Vodafone, E-Plus e O2, as quatro operadoras alemãs que preparam o lançamento comercial do UMTS para os próximos meses. A O2, quarto player a entrar no mercado alemão, montou uma pequena rede 3G em seu estande para demonstrar o serviço de vídeo telephony, pelo qual é possível ver imagens ao vivo da pessoa com que se fala no celular. O mesmo fez a Vodafone, a segunda em telefonia celular no país. A O2 lançará o UMTS no fim do ano e investirá cerca de ? 600 milhões no projeto, cuja rede será fornecida pela Nokia e Nortel. A Vodafone, por outro lado, não revela o investimento em 3G, apenas os fornecedores: Siemens e Ericsson. Uma lançamento prévio para clientes selecionados será feito entre abril e junho.
A E-Plus, única operadora alemã a usar o modelo de negócios do I-mode japonês, espera que o sucesso no UMTS venha a partir da criatividade dos seus parceiros de conteúdo – são mais de 150 até agora. A empresa apresentou na CeBit quatro exemplos de serviços a serem lançados para usuários 3G: streaming de videoclipes, mapas de meteorologia, fotos de hotéis e restaurantes, e acesso a câmeras ao redor do mundo. A nova rede da companhia custará ? 1,1 bilhão em três anos e será fornecida pela Nokia e Ericsson.
A T-Mobile, por sua vez, aposta em uma ampla cobertura. Líder no mercado alemão com 40% de market share, a subsidiária da Deutsche Telekom lançará o serviço em 200 cidades do país no quarto trimestre deste ano, após um investimento em torno de ? 250 milhões. A rede será construída pela Nokia e Siemens.

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Estratégias e perspectivas

Vale destacar que três das quatro operadoras ? a exceção é a Vodafone – têm planos de integrar suas futuras redes de UMTS com hotspots de wi-fi. As WLANs foram definitivamente incorporadas à estratégia das operadoras móveis e não são vistas mais como possíveis concorrentes da 3G, mas como redes complementares.
A operadora mais agressiva no mercado de wi-fi é a T-Mobile, que pretende construir cerca de 5 mil hotspots ao longo de 2003 – sendo 3 mil só nos EUA, onde opera com a subsidiária VoiceStream.
As operadoras alemãs não esperam um sucesso imediato do 3G. Acreditam que serão necessários entre 12 e 24 meses para o serviço se popularizar. Por enquanto ainda são poucos os handsets disponíveis e ainda há problemas técnicos na transição entre redes 2,5G e 3G. O lançamento do 3G na Alemanha este ano, antes de muitos outros países da Europa, se deve ao prazo estabelecido pela sua regulamentação. (Teletime viajou a convite da Siemens)

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