Estratégia da Comcast para VoIP movimenta mercado dos EUA

Agora a briga é de gigantes: a Comcast, maior operadora de TV a cabo dos Estados Unidos, anunciou que em um ano e meio estará apta a oferecer serviços telefônicos pela Internet para 21,5 milhões de clientes via VoIP. O potencial é ainda maior: sua rede chega a 40 milhões de domicílios. Assim, ela bate de frente com a maior telefônica fixa do país, a Verizon, que apenas engatinha nessa nova tecnologia.
Logo nos cinco primeiros anos, a Comcast acredita que atrairá oito milhões de usuários para esse serviço, a uma tarifa fixa inicial de US$ 39,95, contra pacotes que vão de US$ 50 a US$ 60 mensais que a Verizon oferece para uso ilimitado de local e longa distância.
É verdade que há operações mais baratas, atualmente, quando se fala em VoIP. A Vonage cobra US$ 24,99. A própria Verizon tem um serviço a US$ 29,99, mas que requer uma assinatura de banda larga paga separadamente. Ocorre, porém, que a Comcast já está preparada para combinar, por US$ 120, os serviços de TV a cabo, Internet e telefonia em um só pacote. Graças a suas redes de alta capacidade já instaladas (fez investimentos de US$ 39 bilhões nos últimos anos). Para fazer o mesmo, a Verizon e a SBC estão sendo obrigadas a investir bilhões de dólares em pouco tempo para a construção de novas redes que consigam levar serviços de televisão. Nas bolsas, as ações do segmento de telefonia fixa, que vinha se recuperando, voltaram a cair. Neste mês, a queda já é superior a 4,5%, contra queda de 0,5% do Índice Dow Jones. A telefonia celular, ao contrário do Brasil, está obtendo um desempenho acima da média (+ 0,58%).

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!