Anatel revoga parcialmente leilão de 2015 com espectro para provedores

Na última reunião do Conselho Diretor da Anatel em 2023 realizada nesta terça-feira, 12, o órgão máximo da agência aprovou a revogação parcial da licitação de espectro de 1,9 GHz e 2,5 GHz realizada em 2015, e que mirava provedores regionais de banda larga.

A decisão afeta apenas 46 lotes de granularidade municipal que, mesmo oito anos após o leilão, ainda aguardavam adjudicação pela Anatel (por conta de sucessivas desistências de proponentes). Além do encerramento definitivo do certame por meio de revogação, também fica dispensada a realização de novo chamamento público para busca de interessados.

A revogação parcial não traz impacto negativo para demais participantes do certame, afirmou o relator do processo, conselheiro Artur Coimbra (dos 20 mil lotes originais, seis mil tiveram propostas, dos quais pouco mais da metade foram efetivamente adjudicados). Ao votar a matéria, o servidor também fez balanço da tentativa da Anatel de disponibilizar o espectro para provedores em 2015.

Notícias relacionadas

"Não se pode deixar de reconhecer que [o processo] ensejou soluções técnicas bastante complexas e desafiadoras, potencialmente incompatíveis com capacidade financeira das prestadoras", apontou Coimbra, dando como exemplo o padrão TDD para operação em 2,5 GHz. Assim, o leilão de sobras não teria atingido plenamente os objetivos da agência.

Mas mesmo que cheia de percalços, Coimbra também afirmou que a iniciativa trouxe aprendizado para a agência – que desde então aprimorou procedimentos, digitalizou ferramentas e estreitou laços com prestadoras de pequeno porte. "Trouxemos as PPPs para frente e para o centro do setor de telecom. Muito do sucesso do leilão do 5G deveu-se à sabedoria trazida por esse edital de 2015".

Além da revogação parcial da licitação e da permissão para não realização de chamamento público, a Anatel também aprovou a notificação da decisão ao Tribunal de Contas da União (TCU).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!