Furukawa prevê maior participação de redes ópticas na receita

Ao lançar no País o OptAccess, infra-estrutura de fibras ópticas para acesso de banda larga em alta velocidade, a Furukawa aposta na difusão do triple play ? transmissão de dados,voz e vídeo ? para ganhar mercado. O OptAccess é uma solução composta por equipamentos ativos e passivos de rede, cabos e componentes metálicos e ópticos com infra-estrutura modular para redes externas, aérea e/ou subterrânea, e uma linha de produtos para as redes internas comerciais, industriais ou residenciais.
O faturamento bruto previsto da Furukawa Industrial S/A (FISA) para este ano é de R$ 265 milhões, sendo que materiais para rede externa deverá representar algo entre 47% a 50% deste valor. A linha óptica terá participação entre 23% e 26% da receita de rede externa. ?Nossa previsão é que em 2006 a linha óptica passe a representar entre 35% e 40% do faturamento da companhia no segmento de rede externa?, diz o gerente do departamento técnico de networking da Furukawa, José Carlos Alcântara Júnior.
A busca por mais serviços de maior qualidade para transporte de voz, dados e vídeo devem impulsionar o investimento dos usuários nos sistemas com fibras ópticas. ?As redes atuais de cobre podem oferecer algo em torno de 2 Mbps como largura máxima de banda e a média brasileira de assinantes que estão a próximos dessas centrais é de apenas 17%", lembra Alcântara. ?Com a fibra óptica é possível chegar na faixa de 30 a 80 Mbps, mínima para oferta de serviços triple play?, diz o executivo. Segundo ele a infra-estrutura de redes ópticas é projetada para usar toda a banda larga disponível que começa em 100 Mbps e vai até 2,4 Gbps.

Notícias relacionadas

Modelos de rede

A infra-estrutura do OptAccess pode ser instalada ponto a ponto (uma central interligando a casa do cliente com fibras ópticas) voltada para condomínios residenciais e comerciais; na forma estrela ativa onde um nó de rede é ligado à eletricidade (ativo) completando com cabo de cobre até a casa do cliente. Nessa modalidade é mais voltada para condomínios fechados pois o nó da rede deve ser mantido refrigerado e à salvo de vandalismos. E por último o modelo POM (Passive Optical Network) onde a fibra sai de uma central e encontra o assinante em até 10 quilômetros através de um spliter (em um poste) para então chegar na casa do usuário. Essa solução é voltada para operadoras de telecomunicações e TV a cabo.
Segundo Alcântara, um dos focos comerciais da Furukawa são os condomínios residenciais e comerciais de alto padrão. ?Estamos analisando em torno de 15 projetos nessa área para 2006?, diz. Outro mercado potencial são os provedores de serviços multimídia (antigos provedores de internet).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!