Ao lançar no País o OptAccess, infra-estrutura de fibras ópticas para acesso de banda larga em alta velocidade, a Furukawa aposta na difusão do triple play ? transmissão de dados,voz e vídeo ? para ganhar mercado. O OptAccess é uma solução composta por equipamentos ativos e passivos de rede, cabos e componentes metálicos e ópticos com infra-estrutura modular para redes externas, aérea e/ou subterrânea, e uma linha de produtos para as redes internas comerciais, industriais ou residenciais.
O faturamento bruto previsto da Furukawa Industrial S/A (FISA) para este ano é de R$ 265 milhões, sendo que materiais para rede externa deverá representar algo entre 47% a 50% deste valor. A linha óptica terá participação entre 23% e 26% da receita de rede externa. ?Nossa previsão é que em 2006 a linha óptica passe a representar entre 35% e 40% do faturamento da companhia no segmento de rede externa?, diz o gerente do departamento técnico de networking da Furukawa, José Carlos Alcântara Júnior.
A busca por mais serviços de maior qualidade para transporte de voz, dados e vídeo devem impulsionar o investimento dos usuários nos sistemas com fibras ópticas. ?As redes atuais de cobre podem oferecer algo em torno de 2 Mbps como largura máxima de banda e a média brasileira de assinantes que estão a próximos dessas centrais é de apenas 17%", lembra Alcântara. ?Com a fibra óptica é possível chegar na faixa de 30 a 80 Mbps, mínima para oferta de serviços triple play?, diz o executivo. Segundo ele a infra-estrutura de redes ópticas é projetada para usar toda a banda larga disponível que começa em 100 Mbps e vai até 2,4 Gbps.
Modelos de rede
A infra-estrutura do OptAccess pode ser instalada ponto a ponto (uma central interligando a casa do cliente com fibras ópticas) voltada para condomínios residenciais e comerciais; na forma estrela ativa onde um nó de rede é ligado à eletricidade (ativo) completando com cabo de cobre até a casa do cliente. Nessa modalidade é mais voltada para condomínios fechados pois o nó da rede deve ser mantido refrigerado e à salvo de vandalismos. E por último o modelo POM (Passive Optical Network) onde a fibra sai de uma central e encontra o assinante em até 10 quilômetros através de um spliter (em um poste) para então chegar na casa do usuário. Essa solução é voltada para operadoras de telecomunicações e TV a cabo.
Segundo Alcântara, um dos focos comerciais da Furukawa são os condomínios residenciais e comerciais de alto padrão. ?Estamos analisando em torno de 15 projetos nessa área para 2006?, diz. Outro mercado potencial são os provedores de serviços multimídia (antigos provedores de internet).