A Delphi Automotive Systems, fornecedora de autopeças, conseguiu reduzir em 35% os custos de comunicação entre as unidades da empresa no País utilizando voz sobre IP (VoIP). De acordo com o gerente de comunicações da empresa, Márcio Trigo, mesmo tendo de aumentar a capacidade da rede da Delphi com mais banda para suportar também serviços de voz, o custo mensal caiu de R$ 160 mil em 2002 para pouco mais de R$ 100 mil em 2004. ?Hoje temos apenas custos com o gerenciamento dos roteadores e dos cartões de voz que foram implantados nos equipamentos da rede?, conta Trigo.
De acordo com o executivo, um dos poucos problemas é que a solução exige uma avaliação constante sobre necessidade de aumento de banda e dos custos das concessionárias. Garantiu, ainda, que raramente o serviço de voz foi desativado temporariamente para dar lugar a dados, que eram prioritários naquele momento. Neste caso, o tráfego de voz foi transferido para rede pública.
Tráfego internacional
Trigo acrescenta que a Delphi já estuda transferir todas as ligações internacionais para unidades da empresa nos cinco continentes para a internet. ?Iniciamos os estudos no segundo semestre deste ano e esperamos uma redução de custos de 30% ao migrar o tráfego de e-mails e de voz para a internet. O executivo participou do seminário "Serviços Corporativos: VoIP e as novas tecnologias", nesta quinta, 11, em São Paulo.