Incumbents migrarão reativamente a novas plataformas, diz Telmex

As operadoras incumbents só devem mudar o modelo de negócios de telefonia convencional para voz sobre IP (VoIP) de forma reativa, pelo menos enquanto a concorrência for pequena. A observação é do presidente da Telmex no Brasil (ex-AT&T), João Elek, que participou do seminário "Serviços Corporativos: VoIP e as novas tecnologias", promovido pela Converge Eventos, nesta quinta, 11, em São Paulo. A justificativa, segundo o executivo, é que o mercado global de telefonia convencional movimenta atualmente US$ 850 bilhões por ano e as concessionárias empregaram muito investimento na plataforma. ?É muito questionável a velocidade de migração da tecnologia e o que vai acontecer é que elas apenas observarão o mercado com atenção?, opina Elek.
POr outro lado, lembra o executivo, serviços como o Skype – software gratuito para trafegar voz na internet – já chegam a 10 milhões no mundo, o que coloca em questionamento o modelo tradicional de telefonia.
O Brasil ainda tem um universo pequeno de potenciais clientes para VoIP, uma vez que a banda larga é facilitadora desse tipo de serviço. Para ele, a banda larga ainda não é uma realidade em ampla escala. São 12 milhões de usuários no Brasil e apenas 1,5 milhão tem banda larga. ?A plataforma ainda é pequena e a maioria dos acessos em alta velocidade é das próprias incumbents?, comenta Elek.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!