As operadoras incumbents só devem mudar o modelo de negócios de telefonia convencional para voz sobre IP (VoIP) de forma reativa, pelo menos enquanto a concorrência for pequena. A observação é do presidente da Telmex no Brasil (ex-AT&T), João Elek, que participou do seminário "Serviços Corporativos: VoIP e as novas tecnologias", promovido pela Converge Eventos, nesta quinta, 11, em São Paulo. A justificativa, segundo o executivo, é que o mercado global de telefonia convencional movimenta atualmente US$ 850 bilhões por ano e as concessionárias empregaram muito investimento na plataforma. ?É muito questionável a velocidade de migração da tecnologia e o que vai acontecer é que elas apenas observarão o mercado com atenção?, opina Elek.
POr outro lado, lembra o executivo, serviços como o Skype – software gratuito para trafegar voz na internet – já chegam a 10 milhões no mundo, o que coloca em questionamento o modelo tradicional de telefonia.
O Brasil ainda tem um universo pequeno de potenciais clientes para VoIP, uma vez que a banda larga é facilitadora desse tipo de serviço. Para ele, a banda larga ainda não é uma realidade em ampla escala. São 12 milhões de usuários no Brasil e apenas 1,5 milhão tem banda larga. ?A plataforma ainda é pequena e a maioria dos acessos em alta velocidade é das próprias incumbents?, comenta Elek.
Tecnologias de VoIP