Governo italiano e KKR fazem acordo provisório por rede fixa do Grupo TIM

QG do Grupo TIM em Roma. Foto: Edilportale.com Spa/Wikimedia Commons

O fundo norte-americano KKR fez um acordo com o Ministério da Economia e Finanças da Itália para que o país europeu assuma até 20% de participação na cisão de rede fixa da Grupo TIM (ou Grupo TIM, controladora da TIM Brasil). A proposta ainda depende de negociações que envolvem a operadora e acionistas para que um termo de compromisso final seja consolidado.

O anúncio da assinatura do Memorando de Entendimento com a empresa de investimento pelo Ministério da Economia e Finanças da Itália foi feito sem alarde num breve comunicado à imprensa. O documento estabelece os termos para uma oferta vinculativa da participação no capital de até 20%, que ficaria sob responsabilidade do Tesouro da Itália. Além disso, o material diz que as condições acordadas "prevêem um papel decisivo do governo na definição das escolhas estratégicas".

Notícias relacionadas

Contexto

Hoje, a TIM Italia está num processo de negociações exclusivas com o KKR sobre a venda da NetCo, spin-off de sua rede fixa. O objetivo é receber uma oferta vinculante para a venda da rede, considerado o ativo mais valioso da empresa, até o final de setembro.

Apesar disso, o sucesso de um acordo final não é certo. Isso porque, em junho, quando a operadora italiana começou a discutir com o KKR sobre a venda da rede para reduzir sua dívida operacional, o fundo americano avaliou o ativo em, no máximo, U$ 25,3 bilhões. Mas a francesa Vivendi (acionista da companhia italiana) afirma que a rede vale mais: pelo menos U$ 32,8 bilhões.

No último balanço dos resultados financeiros do Grupo TIM, divulgado no final de julho, a operadora europeia comemorou o salto nos números da TIM Brasil. A unidade brasileira pertencente à companhia italiana registrou aumento de 104% no lucro normalizado do período (R$ 638 milhões). A operadora usou esse desempenho como um indicativo de que suas atividades estão progredindo conforme planejado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!