Blue Marine Telecom é selecionada para malha submarina na Bacia de Campos

Bacia de Campos
Foto: Flickr/Creative Commons

Uma malha óptica submarina (rede de transmissão de dados e comunicação por fibra óptica) que chegará à Bacia de Campos, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, terá a Blue Marine Telecom como empresa responsável pela empreitada. 

O contrato para a execução do projeto foi assinado em junho e propõe trecho que conecta inicialmente 12 unidades de exploração e produção de óleo e gás offshore, com a possibilidade de ser expandido posteriormente para mais 11 plataformas. 

Essa malha óptica submersa, no entanto, não é a primeira em que o grupo atua. Atualmente, a empresa já atua na implantação de outra semelhante, na Bacia de Santos, com operações de instalação em andamento. 

Notícias relacionadas

Da estrutura da malha

O cabo óptico submarino do tronco principal terá 442 km, com 12 Branching Units (BU) e três Passive Branching Units (PBU), estruturas que dizem respeito a unidades de ramificação. As ramificações para as plataformas somarão cerca de 104 km de cabos em profundidades de até 2.500 metros, incluindo ainda 12 umbilicais que, somados, totalizam 39 km.

A previsão de conclusão fica para meados de 2025 e inclui ainda a construção de uma cable landing station (estação de onde partem/chegam os cabos em terra) em Anchieta, no ES, e a ampliação de outra, em Barra do Furado, no município de Quissamã, RJ.

Voltada especialmente para o setor de implantação e manutenção de sistemas ópticos e elétricos submarinos, a Blue Marine Telecom integra o Zmax Blueship Group, grupo brasileiro com logística de navegação integrada a soluções avançadas desse tipo específico de  engenharia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!