O governo dos EUA convocou para testes uma série de fornecedores de equipamentos e software para redes de acesso abertas (Open RAN) 5G e 4G. A intenção da Administração Nacional de Telecomunicações e Informação (NTIA) do país é verificar com os próprios olhos o desempenho do padrão.
A chamada vale para soluções comercialmente prontas para uso, incluindo de RAN virtualizado (vRAN) ou para automação de redes. As soluções serão implantadas na Rede de Pesquisa e Inovação em Comunicações da NTIA.
"Vamos avaliar o desempenho, a interoperabilidade entre fornecedores e a maturidade do padrão em comparação com as tecnologias RAN estabelecidas", apontou a chamada do governo norte-americano, iniciada no último dia 4.
Farão parte dos trabalhos soluções aderentes a padrões como os desenvolvidos pela O-RAN Alliance ou pela Telecom Infra Project (TIP). A pesquisa técnica será usada para fornecer dados científicos para as decisões políticas da NTIA e de outras agências governamentais.
Administradora interina do órgão, Evelyn Remaley lembrou que o desenvolvimento de interfaces abertas e de uma diversidade de fornecedores são parte da visão norte-americana para a construção de redes 5G "seguras".
O padrão tem sido apontado pelos EUA como alternativa para os vendors de RAN existentes, em especial os chineses, com quem travam guerra comercial. Pressão para que aliados como o Brasil sigam o mesmo caminho têm sido reiteradas nos últimos meses.