Deputado propõe substitutivo ao texto de Bornhausen

Entre as emendas apresentadas ao PL 29/2007 e aos que a ele foram apensados (PL 70/2007 e PL 332/2007), há apenas uma proposta de substitutivo completo, apresentada pelo deputado Zenaldo Coutinho (PSDB/PA).
A mudança mais importante é a substituição da caracterização do conteúdo eletrônico brasileiro, prevista em um dos incisos do artigo 4º, estabelecendo exigências para que alguém possa produzir conteúdo a ser considerado ?brasileiro?. De acordo com o substitutivo do deputado Coutinho, somente pode produzir este tipo de conteúdo os brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos; e as pessoas jurídicas com sede no País nas quais pelo menos 51% do capital total e do capital votante seja de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos.
Em seu texto, o deputado paraense permite a produção de conteúdo brasileiro por pessoas que não tenham sido enquadradas nos critérios anteriores, desde que façam esta produção em caráter eventual e sem o objetivo de obter alguma vantagem econômica (as agências de publicidade; e os produtores de obras cinematográficas que atendam a um dos requisitos do inciso V do artigo 1º da Medida Provisória nº 2228-1 de 2001 conforme redação dada pela lei 10.454/2002).

Notícias relacionadas

Nova classificação e mais obrigações

O substitutivo propõe uma nova classificação dos serviços de telecomunicações que podem distribuir conteúdo eletrônico. Na nova classificação, inclui o serviço de Televisão por assinatura TVA em UHF e exclui a possibilidade de a Anatel incluir outros serviços conforme determina o projeto original. Finalmente, a proposta inclui para as prestadoras de serviços de telecomunicações com controle de capital estrangeiro que distribuírem conteúdo eletrônico brasileiro a obrigação de comprar ?para distribuição nos mercados externos onde atuam por meio de suas controladoras ou afiliadas? pelo menos 50% do conteúdo eletrônico brasileiro adquirido para distribuição no território nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!