Qualcomm demonstra HSPA Evolved em canal de 10 MHz

Um dos próximos passos na evolução do HSPA (High Speed Packet Access) é o uso compartilhado de mais de uma portadora de 5 MHz, o que aumenta sensivelmente a velocidade de transmissão. A novidade, chamada no momento de ?multi-carrier HSPA?, deve fazer parte do release 8 do HSPA, que deve ser padronizado pelo 3GPP ainda este ano. Uma demonstração é apresentada pela Qualcomm em seu stand na Mobile World Congress, em Barcelona.
Atualmente, as operadoras 3G usam canais de 5 MHz para a transmissão de voz e dados, ainda que tenham mais espectro que isso disponível. Com o ?multi-carrier HSPA? é possível usar simultaneamente mais de um canal de 5 MHz. Na demonstração da Qualcomm, são usados dois canais de 5 MHz, o que permite alcançar uma velocidade teórica de até 42 Mbps. Para se ter uma idéia, no release 7, que foi aprovado no ano passado e cujos testes comerciais devem acontecer em várias operadoras ao longo de 2008, a velocidade máxima de download é 28 Mbps. Vale lembrar, contudo, que para usar essa tecnologia é necessário um handset com um chip apropriado, o que só deve chegar ao mercado em 2009.
O ?multi-carrier HSPA? pode ser interessante para as operadoras brasileiras no futuro, já que a maioria das licenças de 3G no País são de blocos de 10 MHz + 10 MHz.

Notícias relacionadas

Gobi

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira, 11, suas primeiras parcerias com fabricantes de laptops para a produção de modelos que trarão o módulo Gobi. Trata-se de um módulo capaz de acessar a internet tanto através de redes HSPA quanto em redes EV-DO. HP, Panasonic e Lenovo serão os primeiros a trazer a novidade em laptops que devem chegar às lojas no segundo semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.