Qualcomm demonstra HSPA Evolved em canal de 10 MHz

Um dos próximos passos na evolução do HSPA (High Speed Packet Access) é o uso compartilhado de mais de uma portadora de 5 MHz, o que aumenta sensivelmente a velocidade de transmissão. A novidade, chamada no momento de ?multi-carrier HSPA?, deve fazer parte do release 8 do HSPA, que deve ser padronizado pelo 3GPP ainda este ano. Uma demonstração é apresentada pela Qualcomm em seu stand na Mobile World Congress, em Barcelona.
Atualmente, as operadoras 3G usam canais de 5 MHz para a transmissão de voz e dados, ainda que tenham mais espectro que isso disponível. Com o ?multi-carrier HSPA? é possível usar simultaneamente mais de um canal de 5 MHz. Na demonstração da Qualcomm, são usados dois canais de 5 MHz, o que permite alcançar uma velocidade teórica de até 42 Mbps. Para se ter uma idéia, no release 7, que foi aprovado no ano passado e cujos testes comerciais devem acontecer em várias operadoras ao longo de 2008, a velocidade máxima de download é 28 Mbps. Vale lembrar, contudo, que para usar essa tecnologia é necessário um handset com um chip apropriado, o que só deve chegar ao mercado em 2009.
O ?multi-carrier HSPA? pode ser interessante para as operadoras brasileiras no futuro, já que a maioria das licenças de 3G no País são de blocos de 10 MHz + 10 MHz.

Notícias relacionadas

Gobi

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira, 11, suas primeiras parcerias com fabricantes de laptops para a produção de modelos que trarão o módulo Gobi. Trata-se de um módulo capaz de acessar a internet tanto através de redes HSPA quanto em redes EV-DO. HP, Panasonic e Lenovo serão os primeiros a trazer a novidade em laptops que devem chegar às lojas no segundo semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!