Dos óculos para celular ao telefone de US$ 20

Em uma feira do porte da Mobile World Congress, realizada em Barcelona, a cada corredor o visitante se depara com promessas de novos ?killer applications? para o mundo da telefonia celular. Nesta segunda-feira, 11, primeiro dia da edição de 2008 da feira, duas dessas promessas chamam a atenção: uns óculos que ampliam a tela do celular e o ?telefone do povo?, que será vendido na Índia por menos de US$ 20.
Os óculos em questão são o ?iWear?, produzidos pela americana Vuzix e vendidos por US$ 199. Podem ser plugados em qualquer aparelho com saída de vídeo, inclusive celulares. Quem os veste tem a sensação de estar olhando para uma tela de 62 polegadas. Além disso, o aparelho é capaz de exibir imagens em 3D e vem com headphones e um microfone embutidos. Como se não bastasse, o ?iWear? é capaz de realizar ?head-tracking?. Ou seja: é capaz de reconhecer a posição da cabeça de seu usuário e enviar essa informação ao celular. Isso possibilita uma ampla gama de novas aplicações. Por exemplo: em um jogo, a imagem que é exibida nos óculos pode mudar conforme o usuário vira a cabeça para um lado ou para o outro. A versão atual dos óculos usa tecnologia VGA, mas já está sendo desenvolvida uma versão para vídeos de alta definição, afirmou o CEO da Vuzix, Paul Travers. A empresa é uma das indicadas ao Global Mobile Awards, premiação anual realizada durante o evento.

?People´s Phone?

Notícias relacionadas

O telefone do povo, ou ?people´s phone?, por sua vez, foi criado pela fabricante indiana Spice e será lançado em abril naquele país. Trata-se de um pequeno telefone GSM sem visor. ?Há 3 bilhões de celulares no mundo, mas há 6 bilhões de habitantes. Para metade da população mundial que hoje não tem celular, agora haverá o ?people´s phone?, disse o chairman da Spice, Bhupendra Modi, durante a coletiva de lançamento. Resta saber se a população vai gostar do design do aparelho, que não é dos mais atraentes. Outros fabricantes já fizeram tentativas similares e não obtiveram sucesso exatamente porque subestimaram a exigência do mercado low-end por um mínimo de qualidade no design. Uma curiosidade: para compensar a falta de um visor, o ?people´s phone? ?fala? cada número que for digitado.
Outra novidade apresentada pela Spice na feira foi o ?movie phone?, um celular com entrada para uma espécie de mini-DVD, num formato desenvolvido pela americana Vmedia, em parceria com a Panasonic. O lançamento acontecerá em junho na Índia, junto com 40 títulos de filmes que serão vendidos no formato de mini-DVD. A bateria do movie phone agüenta a exibição de filmes por 3,5 horas. O preço do aparelho ainda não foi definido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!