Anatel contrata UFSC para avaliar valor de espectro em próximos leilões

Imagem: Divulgação/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai criar uma ferramenta para calcular o custo das radiofrequências a serem leiloadas para serviços no futuro, como o 6G. A instituição foi contratada pela Anatel e vai receber R$ 943 mil pelo projeto. O Termo de Execução Descentralizado (TED), o documento que firma e oficializa a parceria, foi publicado pela agência de telecomunicações nesta quinta-feira, 11. O projeto é liderado pelo Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) da Anatel.

A escolha da UFSC já tinha sido aprovada em novembro de 2023 pelo presidente da agência, Carlos Baigorri. De acordo com o documento publicado pela agência, a federal terá 30 meses (contados a partir de hoje) para concluir o estudo para aperfeiçoar a metodologia de precificação do espectro de radiofrequências.

O projeto é dividido em quatro metas. A primeira envolve entregar um relatório sobre metodologias de precificação de espectro e análise técnico-econômica de redes móveis em seis meses.

Notícias relacionadas

Já a segunda meta deve ser alcançada em 12 meses e envolve diagnosticar a metodologia atual da Anatel. O TED publicado pela agência também informa sobre as etapas de aperfeiçoamento do modelo de precificação e início do desenvolvimento da ferramenta até o 26º mês.

Como quarta e última etapa, o documento trata sobre a entrega de um relatório completo com recomendações e a ferramenta desenvolvida até o 30º mês.

Justificativa

No documento, a Anatel destacou que o setor de telecomunicações é dinâmico e acompanha inovações tecnológicas em alta velocidade. Essa condição, segundo a agência, traz desafios. Um deles é o risco de que a metodologia de precificação atual para espectro fique obsoleta em meio às transformações do setor.

"A agência busca a parceria com a UFSC para aprimorar o conhecimento sobre metodologias de precificação de espectro, principalmente do ponto de vista acadêmico, com o intuito de melhor direcionar as ações regulatórias e de atuação desta agência. A presente proposta de projeto de pesquisa e inovação configura atividade relevante de pesquisa na linha dos esforços de pesquisa e inovação interdisciplinares da Universidade Federal de Santa Catarina", informou a Anatel.

De acordo com o conselheiro diretor Alexandre Freire e presidente do Conselho Superior do Ceadi, a parceria tem por objetivo aperfeiçoar a modelagem já utilizada e desenvolver novos conceitos que possam ser incorporados aos processos da Anatel. "É uma oportunidade para estabelecer colaboração entre a Anatel e a Universidade Federal de Santa Catarina, na qual os respectivos corpos técnicos poderão interagir e desenvolver soluções inovadoras para evoluir os modelos de precificação em função das necessidades da Agência"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!