A nuvem como motor de crescimento econômico na era da transformação digital

Fernando Penna, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Huawei Cloud

Atualmente, constato com satisfação que o mercado corporativo tem expressado maior entendimento sobre a importância da nuvem nos negócios. Há consenso de que a tecnologia é a melhor maneira de acelerar a transformação digital. Esse nível de maturidade é resultado dos benefícios que a nuvem tem oferecido, se comparados com o investimento necessário para sua adoção, bastante acessível tanto para grandes quanto para pequenas empresas.

A computação em nuvem abre espaço para ferramentas como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e automação de processos, otimizando a produtividade, a gestão e os resultados financeiros. É a melhor alternativa para o armazenamento e o monitoramento de dados em grande escala e em tempo real. Permite que conhecimentos valiosos sobre detalhes operacionais ou comerciais aflorem e sejam transformados tanto em processos mais eficientes, quanto em novos produtos e serviços para clientes e consumidores. Essa é a essência do conceito Everything as a Service (Tudo como serviço) do cloud computing.

O relatório Intelligent World 2030 da Huawei estima que, até 2030, o poder de computação geral atingirá 3,3 ZFLOPS, do inglês Floating-point Operations Per Second — unidade de medida que calcula a capacidade de desempenho de um supercomputador — e o poder de computação de IA atingirá 105 ZFLOPS, um aumento de 500 vezes em relação a 2020, gerando mais de 1 yottabyte de dados em todo o mundo anualmente. Como referência, 1 yottabyte tem 10248 bytes.

Notícias relacionadas

Esses números gigantes apontam que, em menos de uma década, todas as transações econômicas serão realizadas na nuvem. Mais do que isso, as nossas atividades cotidianas, como estudar, trabalhar, consultar nossa conta bancária, abrir a geladeira, ir ao médico, assistir a uma série, estarão irremediavelmente conectadas à nuvem.

O valor gerado pelo processamento de dados é inestimável. Na forma de conhecimento mensurado e preciso, ajuda na tomada de decisões mais inteligentes. Por meio de algoritmos, permite o aprendizado da própria máquina, aumentando a velocidade e a assertividade das respostas. Trabalhos manuais perigosos e insalubres podem ser realizados à distância, na segurança de um escritório, enquanto máquinas e câmeras de monitoramento inteligentes acompanham o fluxo de produção e corrigem eventuais erros e ameaças.

Isso já acontece, ao redor do mundo, em mineração, portos, armazéns, sistemas de saúde, transporte público, ferrovias, geração de energia, e-commerce, educação e até na previsão do tempo. Caminhamos rapidamente para um mundo em que a tecnologia é a chave para a segurança intrínseca, a colaboração multidimensional e a computação ecológica, integrada e diversificada.

Se o papel da nuvem como motor do crescimento econômico está estabelecido, falta, no entanto, entender quais são os passos a serem dados para sua implantação. O primeiro deles é perceber que a transformação digital é um fator de competitividade que tende a crescer muito rapidamente. A seguir, um planejamento estratégico da digitalização deve ser realizado em conjunto com um fornecedor que seja capaz de entender as necessidades do negócio e propor as melhores soluções em prazos e metas concretos. A transformação digital deve ser vista como uma jornada que depende de escolhas estratégicas para ser bem-sucedida.

A capacitação é outro passo essencial. Manter um time especialista é importante para a interface com o parceiro de tecnologia de modo que se possa aproveitar ao máximo as facilidades, a otimização, a customização, a segurança e a flexibilidade da nuvem. Contudo, além dele, é importante que o conceito Tudo na Nuvem faça parte da cultura organizacional e do processo de transformação digital. Uma visão 360 graus da capacitação reconhece a necessidade de uma cultura de inclusão e letramento digital dentro e fora da empresa.

O cloud computing é uma tecnologia avançada, com grande poder de desenvolvimento, muita qualidade e preço competitivo. É o resultado de fortes e contínuos investimentos em pesquisa e desenvolvimento que aceleram uma economia cada vez mais dependente do fluxo de dados para sua eficiência e qualidade. Olhando para o futuro, a expansão da infraestrutura global da nuvem continuará ininterruptamente na certeza de que serviços estáveis, seguros, sustentáveis e intuitivos estejam ao alcance da mão.

* Fernando Penna é diretor de Desenvolvimento de Negócios da Huawei Cloud. As opiniões expressas nesse artigo não necessariamente refletem o ponto de vista de TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!