AT&T compra concorrente da América Móvil no México

A AT&T anunciou na última sexta-feira, 7, acordo com o Grupo Salinas para adquirir a operadora móvel mexicana Iusacell por US$ 2,5 bilhões, incluindo a dívida da empresa. Com a transação, o grupo norte-americano passa a deter todos os ativos e uma base de 8,6 milhões de acessos (cerca de 70% de cobertura populacional no México), tornando a companhia um negócio de 400 milhões de clientes nos dois países. A promessa é de poder ter "os ativos necessários" para criar uma área única para os clientes que vivem ou estejam visitando os Estados Unidos e o México.

Notícias relacionadas
A aquisição acontecerá assim que o Grupo Salinas, controlador com 50% do capital social da Iusacell, finalizar a compra já anunciada da outra metade. A transação deverá passar pelas aprovações costumeiras, incluindo a agência reguladora mexicana Instituto Federal de Telecomunicaciones (IFT) e a Comissão Nacional de Investimentos Estrangeiros daquele país. A AT&T acredita que tudo seja finalizado já no primeiro trimestre de 2015.

Com essa aquisição, a AT&T espera poder aproveitar as recentes reformas do IFT no mercado mexicano, que incluem a pressão para que a América Móvil (AMX) deixe de ter poder de mercado significativo (PMS). Aliás, a investida da norte-americana significa que um dos potenciais compradores dos ativos que a AMX planeja vender para poder entrar em conformidade regulatória já não está mais na jogada, o que pode complicar esse movimento por parte do grupo do bilionário Carlos Slim.

Investimentos

A AT&T aproveitou para anunciar que o plano de investimentos em infraestrutura de rede (Project VIP) nos EUA está dentro do prazo estimado e que em 2015 planeja Capex de US$ 18 bilhões. Além disso, afirma que continua a focar em investimentos de ativos estratégicos e oportunidades, como a aquisição da própria Iusacell e da DirecTV, processo este que continua em revisão pela Federal Communications Commission (FCC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!