Imagenio usará MPEG-4 na Espanha a partir de 2007

O serviço de TV por assinatura via rede ADSL (IPTV) da Telefónica na Espanha, o Imagenio, adotará a tecnologia de compressão MPEG-4 a partir do próximo ano. O objetivo principal não é simplesmente aumentar a oferta de canais, mas sim permitir que o serviço seja usado em mais de um televisor na casa do assinante (ponto extra), o que não é possível hoje com o MPEG-2, segundo Joaquin Garcia Orbea, diretor de VOD e PPV do Imagenio. O MPEG-4 também permitirá aumentar o alcance das redes, uma vez que hoje o serviço é recebido com boa qualidade apenas por domicílios em um raio pouco maior que um quilômetro a partir da central telefônica.

Crescimento

O Imagenio tem hoje 300 mil assinantes em toda a Espanha. É oferecido apenas em cidades com mais de 100 mil habitantes. O objetivo da empresa é chegar a um milhão de assinantes em 2008, partindo então para cidades com mais de 50 mil habitantes.

Notícias relacionadas
Segundo Orbea, a maior parte dos assinantes não veio de outros serviços de TV. São usuários que não eram atendidos por cabo ou satélite. Os principais diferenciais da oferta do Imagenio são, segundo o executivo, a variedade de programação e o preço. Para se comparar, o assinante do pacote básico que tem ADSL da Telefônica paga 4 euros ao mês (11 euros se não tem o serviço). O pacote completo sai por 12 e 19 euros, respectivamente. Uma assinatura média de cabo no país custa em torno de 23 euros.

Modalidades

Orbea aposta no VOD como diferencial, mas acha que o serviço ainda não é muito usado pelos assinantes por desconhecimento. "Lançamos o serviço Imagenio há dois anos com foco nos canais mais conhecidos, como Discovery etc. Agora sinto que temos que investir mais em comunicação para difundir a cultura do video-on-demand".
Os vídeos, sobretudo filmes e shows, podem ser comprados individualmente. Mas a empresa está lançando uma modalidade de SVOD, (Subscripion video-on-demand), na qual o assinante paga de 3 a 4 euros mensais e tem acesso a um determinado gênero, como documentários, por exemplo, para assisitir quando quiser.

Aquisição

Orbea afirmou que a empresa está buscando conteúdos para sua oferta de VOD, especialmente documentários, séries e programas de lifestyle. Mas faz uma ressalva: devem ser falados ou dublados em espanhol, pois a Imagenio não produz nada e nem mesmo faz a dublagem do material. Um dado interessante é que a empresa não trabalha no modelo de revenue sharing. Ela prefere comprar o conteúdo. Hoje o Imagenio oferece cerca de 450 títulos, sendo cem lançamentos. Orbea falou a este noticiário durante o Mipcom, que acontece esta semana em Cannes, na França. É o maior evento mundial de conteúdo e programação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!