Coordenação das Câmaras de Internet das Coisas fica no MCTI

Na cisão ministerial que resultou na recriação do Ministério das Comunicações, o governo considerou que a coordenação das câmaras de Internet da Coisas (IoT) não estaria no guarda-chuvas das telecomunicações, mas sim no da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O secretário de empreendedorismo e inovação do MCTI, Paulo Alvim, confirmou que a ministério continua responsável pela Câmara de IoT, um grupo interministerial que, por sua vez, estava previsto no Plano Nacional de IoT do governo. 

Ele trouxe a informação durante live da Aliança Conecta Brasil F4 nesta sexta, 10. "A IoT continua no MCTI, é uma das áreas prioritárias para o ministro Marcos Pontes", disse. "Lógico que terá participação dos colegas do Minicom, mas é o processo que vamos implantar."

Alvim diz que o MCTI já está colocando "outras tecnologias habilitadoras", como iniciativas complementares. Entre exemplos, citou a inteligência artificial (AI) para contribuir para acelerar o processo de digitalização.

Notícias relacionadas

Colaboração

Outras pastas estão liderando cada uma das quatro áreas estratégicas apontadas no Plano. "Existe convergência no governo, trabalhamos junto. As câmaras de IoT são lideradas e supervisionadas por nós, mas a da indústria é com o Ministério da Economia; a de agro é com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o de cidades é com o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho; a saúde fica com a Saúde", afirmou Alvim. A pasta da Saúde está há quase dois meses sem ministro; o general Eduardo Pazuello é o responsável de forma interina.

Vale lembrar que o decreto do Plano Nacional de IoT saiu em junho do ano passado. Apesar disso, o mercado ainda estaria esperando por mais frutos da política pública.

Aliança Conecta Brasil F4 é uma think tank dedicada à reflexão sobre o desenvolvimento da conectividade, da Internet em alta velocidade e das aplicações digitais. O evento foi promovido pelo TELETIME

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!