Mudança climática e rastreabilidade impulsionam conectividade no agro

Eduardo Polidoro, diretor de Internet das Coisas (IoT) da Claro - Foto: Elaine Ballog/Fórum das Operadoras Inovadoras

Com recursos e maquinários de ponta, o uso da conectividade no agronegócio é liderado pelos grandes produtores rurais. Mas com mudanças climáticas e necessidade de rastreabilidade nas safras País afora, a exigência de cobertura tem se tornado cada vez mais essencial também entre os médios e pequenos agricultores.

A análise sobre o cenário de conectividade no campo é de executivos das empresas de telecom que participaram nesta quarta-feira, 10, do Fórum das Operadoras Inovadoras evento realizado em conjunto pelos sites TELETIME e Mobile Time.  

De acordo com o diretor de Internet das Coisas (IoT) da Claro, Eduardo Polidoro, em culturas dominadas pelos grandes produtores, como grãos e cana-de-açúcar, a adoção de tecnologia é muito mais acelerada do que na citricultura, por exemplo, que é formada por pequenos agricultores. Mas a questão climática tem alterado essa dinâmica.

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"Uma coisa importante é que os produtores estão vendo que não conseguem a produtividade na safra de tempos atrás por alguns motivos, e o clima é um deles. Com a aplicação de monoculturas, em alguns casos você não tem os dados sobre o nível de degradação do solo, o que é importante", afirma Polidoro.

Para o executivo da Claro, a segunda ou terceira geração de produtores rurais, consideradas mais atentas a aspectos tecnológicos das propriedades em comparação com as gerações anteriores, tendem a aplicar novas soluções com maior facilidade. 

Rastreabilidade

Nos últimos anos, players consumidores importantes no mercado mundial de alimentos vêm endurecendo as regras para a produção em áreas desmatadas, como os países da União Europeia. Dessa forma, a rastreabilidade também tende a ser um driver importante para expandir a demanda por conectividade.

"A rastreabilidade alimentar é um tema que precisa da conectividade. Quando você cobre a área produtiva no escoamento, a fazenda em si, você permite que os produtos sejam rastreados. É segurança tanto para quem produz, quanto para quem escoa e adquire o produto. Você sabe de onde veio e como foi transportado", afirma o gerente sênior de desenvolvimento de negócios da TIM, Renato Coutinho

Por outro lado, Coutinho acredita que um dos caminhos para levar Internet e fazer a inclusão digital das áreas rurais é por meio da expansão da conectividade com rede pública. "A primeira automação é conectar as pessoas que estavam isoladas digitalmente na comunicação", diz.

Atualmente, a TIM conta com 112 mil propriedades conectadas país afora. Ao todo, elas somam 16 milhões de hectares. Segundo o executivo, o papel da Conectar Agro, associação fundada por um grupo de empresas como AGCO, Climate, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, Trimble e a própria TIM, foi importante para observar o segmento ao todo.

De acordo com dados da Conectar Agro, que hoje tem mais de 40 associadas, 70% das fazendas brasileiras não contam com acesso à Internet. "Existia uma segmentação tecnológica gigantesca em que todo mundo fazia uma solução e desenvolvia sua conectividade para sua solução, e esquecia o ecossistema todo. Então, existia uma segregação de funcionalidades, de aplicações.", diz Coutinho.  

Assim, a entidade pôde observar as soluções em desenvolvimento pelas empresas de forma conjunta e se aproximar do ecossistema de parceiros. "A cadeia de dispositivos é muito importante."

Clusterização

Em muitos casos, a expansão da Internet nas áreas rurais esbarra na dificuldade para fechar a conta. Em regiões afastadas, um dos empecilhos é como gerar demanda o suficiente para garantir o retorno financeiro às empresas que investem. Dessa forma, muitas empresas passaram a apostar na formação de "clusters", ou seja, na oferta a partir da reunião de um grupo de produtores. 

O diretor de IoT e big data da Vivo, Diego Aguiar, diz que a empresa começou a pensar neste tipo de solução a partir de um chamamento público à startups entre 2017 e 2018. Na época, a Vivo entendeu que a empreitada deveria considerar as diferentes realidades do campo. "A gente fala muito do custo com máquina, por exemplo. Mas, o pequeno produtor não tem máquina. Ou, se tem, é uma máquina pequena."

"Quando você chega no médio, você 'clusteriza' uma área, entende o interesse dos produtores naquela região e faz uma conta por região, subdividindo aquele custo para o cliente presente", diz Aguiar. Nesta jornada, as cooperativas agrícolas, que reúnem pequenos e médios agricultores, também ajudam a modelar o negócio. 

Caminho colaborativo também é adotado pela Sol Internet of People. A startup saiu do papel, em 2020, em parceria com a Claro e a fabricante de máquinas agrícolas norte-americana John Deere com o objetivo de fazer projetos pontuais de conectividade e digitalização.

De acordo com o CEO Rodrigo Oliveira, uma dor presente para o produtor é a falta de comunicação – e é deste ponto que a empresa começa o trabalho. "Ao mapear as necessidades, a gente leva o que existe do mundo da tecnologia versus aplicabilidade no campo."

"Começamos entendendo que a receita e o ganho vêm de conectar tudo o que existe nesse meio. Se levássemos em conta a quantidade de pessoas e a densidade demográfica, a conta nunca iria fechar. Passamos a considerar tudo o que se pode conectar na fazenda, entre pessoas e devices", diz Oliveira.

Ao reunir produtores que tenham uma área entre 50 mil a 100 mil hectares, eventuais problemas financeiros são menores, segundo o executivo. Neste sentido, há um projeto junto à Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa) para cobrir 1,2 milhão de hectares na cotonicultura.

"Tendo entre 10 a 12 produtores, eu levo essa cobertura. A gente quebrou essa ideia de que uma pessoa precisa pagar a conta. Com dados, eu sei o que ele produz e como ele trabalha, e reduzo o risco", afirma o CEO.

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