Anatel apreende 112 mil produtos irregulares em centro da Multilaser

Foto: Pixabay

A superintendência de fiscalização da Anatel concluiu uma ação de fiscalização recorde no centro de distribuição da Multi (antiga Multilaser), no município de Extrema (MG). Ao todo, foram identificados e lacrados 112 mil produtos irregulares, cujo valor é estimado em R$ 2,3 milhões

Entre os itens apreendidos, estão carregadores de celulares, drones e aparelhos sem fio, como fones de ouvido, mouses, teclados e caixas de som. Segundo a Anatel, a operação de fiscalização é resultado do trabalho de inteligência do órgão regulador, que apurou indícios de irregularidades na Multilaser.

A operação foi realizada entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro. De acordo com o conselheiro Artur Coimbra, essa foi a maior retenção de aparelhos não homologados realizada pela Anatel em centros de distribuição de produtos eletrônicos e faz parte do PACP, o Plano de Ação de Combate à Pirataria do órgão. 

Notícias relacionadas

"Desde 2018 [o PACP] retirou do mercado 7,5 milhões de produtos irregulares, com valor total estimado em R$ 630 milhões", explicou Coimbra – que vai liderar as iniciativas de combate à pirataria na agência daqui para frente.

Homologação

Em comunicado, a Anatel recomendou que consumidores confirmem a regularidade dos equipamentos que compram. Para isso, é necessário verificar a existência do selo de homologação do órgão (presente no aparelho, caixa ou manual do produto) e, posteriormente, checar o código do mesmo no portal da agência.

A Anatel também alertou que, ao adquirir um produto não homologado, o consumidor se expõe a maior risco de acidentes. Isso porque não há garantias de aprovação do aparelho nos requisitos mínimos exigidos pelo órgão regulador – como o de segurança elétrica ou de nível máximo de emissões de radiofrequência, por exemplo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Não sei pq essa matéria apareceu pra mim, mas a história não é bem essa, dos quase 10mil produtos distintos da multilaser 35 modelos de produtos menos de 0,05% foram notificados por estar com a homologação vencida, e esses são produtos antigos que estão em estoque e já estão em sua maioria fora de linha. E a multilaser tem 90 dias para regularizar essa homologação. E que já está renovando tais homologações necessárias e descartando de forma adequada os materiais fora de linha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!